Economia Titulo Auditores
Auditores fiscais da região cogitam suspender greve
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Os auditores fiscais da Receita Federal de Santos e do aeroporto de Guarulhos suspenderam a greve ontem e retomaram as atividades nas aduanas. No Grande ABC, apesar da categoria continuar a paralisação, os profissionais já cogitam a possibilidade de também retornar ao trabalho, após 48 dias operando com apenas 30% do efetivo.

Segundo o representante da Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) na região, Eduardo Selio Mendes, o movimento tende a interromper a greve. "Há uma boa turma que está disposta a suspender a paralisação para buscar a reabertura das negociações com o governo", explica.

Um dos motivos que leva a classe a pensar na retomada das atividades é o desgaste que o movimento está tendo com a sociedade. "Não queremos ser culpados por alguns problemas que estão ocorrendo, muito menos ficar com uma imagem da categoria ruim perante a sociedade", comenta.

Segundo o diretor-secretário da Unafisco, Ricardo Skaf, na última assembléia nacional dos auditores realizada na semana passada, a manutenção da paralisação como está foi aprovada por apenas 55% dos trabalhadores. "O desgaste nos preocupa sim, mas a população precisa entender que só chegamos a esse ponto porque o governo nos deixou apenas essa alternativa", afirma.

A categoria busca um acordo com o governo federal desde setembro do ano passado e, após diversas reuniões, a proposta de aumento salarial foi reduzida pelos gestores públicos, que também não atenderam outras reivindicações dos auditores.

"A categoria sempre esteve disponível para conversar e avançar a proposta apresentada, mas falta o passo do governo. Ainda estamos aguardando um novo contato", diz Skaf.

Se o governo cumprir a promessa de cortar o ponto dos grevistas, a Unafisco deve assumir parte do prejuízo utilizando os recursos de um fundo criado para esse tipo de situação. A próxima assembléia da categoria está prevista para quinta-feira desta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;