Política Titulo Divergência
Internet deixa Marina e Beto em lados opostos

Presidenciável é a favor do Marco Civil, criticado pelo vice, evidenciando novo embate entre companheiros de chapa do PSB

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
23/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A desarmonia entre posições da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, e de seu vice, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), ganhou mais um episódio na tarde de ontem, durante debate da presidenciável com associações que defendem a universalização da internet banda larga, na sede do Sindicato dos Engenheiros, no Centro da Capital. Desta vez, o tema de dissonância foi o Marco Civil da Internet, defendido por Marina e criticado por Beto.

Marina ficou em saia justa ao ser questionada por um dos integrantes das entidades que seu companheiro de chapa teria sido contrário à aprovação do Marco Civil da Internet, que é uma espécie de constituição da rede mundial de computadores. O parlamentar, inclusive, teria apelidado o projeto de “marco servil” e, nos bastidores, trabalhado pela reprovação da proposta.

O Marco Civil já está em vigor, mas falta ser regulamentado pelo governo. Quando passou pelo Congresso, Beto foi a favor do texto (seguiu orientação do PSB, apoiador do artigo). O item foi reprovado apenas pelo PPS – sigla que está no arco de alianças de Marina.

Visivelmente constrangida, Marina saiu pela tangente, se limitando a dizer que a dupla tem “compromisso em prover os brasileiros com banda larga veloz como direito social”. No fim do evento, a socialista voltou a ser questionada por jornalistas sobre a posição do correligionário. E novamente desconversou. “Vou me ater ao que é o nosso compromisso de governo”. Para amenizar o desconforto, assessores dela interromperam a entrevista para explicar que a fala de Beto foi distorcida.

Não é a primeira vez que o discurso de Marina conflita com de seu vice. Uma das principais divergências entre a dupla está nas propostas voltadas ao agronegócio, setor que a socialista sempre foi resistente, mas que Beto insiste em agradar.

Outra dissonância de ideias está no apoio à candidatura à reeleição do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Costurada pelo então candidato Eduardo Campos (PSB), morto em agosto, a aliança com o tucano sempre foi questionada por Marina. Apesar da resistência, Beto Albuquerque chegou a gravar participação na propaganda de Alckmin na TV e no rádio e participou de ato ao lado do tucano em Campinas.

DEIXOU DÚVIDAS
Enquadrada diversas vezes pelos representantes das associações sobre como garantirá a neutralidade da rede e como pretende regulamentar o Marco Civil, Marina voltou a falar sobre “renovar a política” e admitiu não ter propostas concretas para o setor. “A forma como vamos operacionalizar tudo isso ainda está sendo debatida com nossa equipe (de programa) de governo. Ainda não fizemos essa discussão com a profundidade que está sendo debatida aqui.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;