Diarinho Titulo Mudanças
Uniforme do juiz evoluiu
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
13/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As irmãs Beatriz, 10 anos, e Victoria Leme, 7, de São Paulo, curtem futebol e ficaram curiosas para saber como eram as roupas dos juízes no passado. "Tem de ser confortável para correr no campo", diz Beatriz.

Com óculos 3D, elas viram como os árbitros eram elegantes. No começo, usavam casaca negra, cartola e polainas sobre os sapatos. Já no fim do século 19, vestiam gorro, camisa, gravata, jaqueta e calças de golfe. A manga curta surgiu nos anos 1920.

O uniforme preto veio após a Segunda Guerra Mundial. Até 1960, a camisa só era trocada pela de cor branca quando um dos times vestia preto. Sete anos depois, apareceram modelos coloridos. No Brasil, José Roberto Wright foi o primeiro a usar azul no Campeonato Carioca, em 1983.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;