Setecidades Titulo Que calor!
Temperaturas elevadas lotam prontos-socorros
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
27/12/2012 | 07:01
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


As altas temperaturas têm aumentado a busca por atendimento médico nos prontos-socorros da região. Quedas de pressão, mal-estar, desidratação e vertigem estão entre principais sintomas apresentados.

Ontem, a máxima atingiu 31,5°C em Santo André, segundo informou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A mínima foi de 22,7°C. Já a terça-feira foi o segundo dia mais quente do mês, quando os termômetros alcançaram 33,5°C.

Segundo o infectologista Hélio Vasconcellos, da Faculdade de Medicina do ABC, quem mais precisa estar alerta quanto aos sintomas são as crianças e idosos, que devem manter hidratação e utilizar protetor solar. "O organismo funciona de maneira equilibrada, e o forte calor é fator desequilíbrio. Transpiramos além do normal. Quanto mais desequilibrado está o organismo, mais complicações ocorrem. O resultado são, principalmente, tonturas, desidratação e vertigem. E para os idosos com hipertesão arterial, é um prato cheio. Água e protetor solar são indispensáveis", explica.

Ontem à tarde, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Baeta Neves, em São Bernardo, a sala de espera estava lotada, assim como em Santo André, na unidade do Centro, e no pronto-socorro do Centro Hospitalar Municipal, na Vila Assunção. Boa parte dos atendimentos, há alguns dias, é provocada pelo forte calor.

O ambulante João Rodrigues de Oliveira, 34 anos, desmaiou ontem pela manhã após sofrer queda de pressão a caminho do trabalho. Às 10h30 a temperatura já ultrapassava os 30°C. "Apagou tudo. A vista sumiu. Fui à farmácia e desmaiei de novo. Fui trazido de ambulância, tomei soro e fiz exames. Fó só um susto. Sempre que o calor aumenta, meu corpo dá sinal."

Para passar ileso pelo verão, a dica é simples. Manter ingestão de pelo menos três litros de água por dia, evitar consumo exagerado de alimentos gordurosos e exposição prolongada ao sol. Nesta época do ano é comum ocorrer queimaduras, que provocam infecções.

 

CLIMA

 

O calor dará trégua nos próximos dias. A temperatura deve cair pelo menos três graus a partir de hoje em toda a região. Segundo a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Neide Oliveira, o clima ficará instável e chuvoso até domingo, com sol em algumas partes do dia e chuva alternada. Uma frente fria se aproxima hoje do Estado e a nebulosidade poderá ser notada já durante a tarde. No fim de semana, a máxima não irá ultrapassar os 28°C.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;