Economia Titulo Sindicatos
Bancários do Santander
protestam contra demissão

No Grande ABC, onde 23 funcionários foram dispensados, os
trabalhadores fecharam a Agência Regional, em Santo André

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
06/12/2012 | 07:23
Compartilhar notícia


Em virtude de demissões desde o início da semana, trabalhadores do banco Santander realizam protesto até amanhã. No Grande ABC, os trabalhadores fecharam a Agência Regional, que fica em Santo André. Nas 43 unidades do banco no Grande ABC 23 funcionários foram dispensados, aponta levantamento do Sindicato dos Bancários do ABC. No País foram fechadas cerca de 1.000 vagas, sinaliza a Contraf-CUT (ConfeNacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

No entanto, segundo as entidades, as demissões podem chegar a 5.000 postos até amanhã. A onda de dispensas foi deflagrada na semana passada. No Grande ABC, a paralisação em protesto aos desligamentos continua concentrada na agência Santo André, onde funciona a regional, que inclui as cidades de Mauá, Ribeirão Pires e São Caetano. "A instituição nos pegou de surpresa. Estamos tentando reverter essa situação, mas não tivemos nenhum posicionamento do banco até o momento.

Para piorar, entre os demitidos estão funcionários próximos da aposentadoria e outros com restrições médicas", diz Eric Nilson, presidente do sindicato e funcionário do Santander. Em resposta, o banco afirmou que "as informações referentes à redução do número de funcionários não correspondem à realidade. O Santander está ajustando a estrutura para se adequar ao contexto competitivo da indústria".

PROTESTOS NO ITAÚ - Funcionários do Itaú também protestaram ontem, mas contra o horário estendido de atendimento ao público instaurado pelo banco. Na região, foram paralisadas dez agências. A implantação do novo horário dia 27, diz a Contraf-CUT, tem sobrecarregado os funcionários e causado consequências diretas no emprego, jornada, organização de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores, fragilizando a segurança dos bancários e clientes.

As agências localizadas nos shoppings passaram a abrir das 12h às 20h. Além disso, há quatro novos horários: 8h às 16h, 9h às 16h, 11h às 18h e 11h às 19h. Procurado, o Itaú esclarece que o total de horas trabalhadas não foi alterado. "Aqueles que quiseram aderir ao novo esquema o fizeram e os que não podiam foram devidamente respeitados. Alguns resultados mostram que a iniciativa é bem aceita - mais de 20% das transações, em média, são feitas nos novos horários."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;