Setecidades Titulo Pela liberação
Grupo organiza outra
marcha da maconha

Manifestantes marcam o ato de 2013 em Diadema, onde
movimento sofreu repressão neste ano por parte da Prefeitura

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
17/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um grupo de manifestantes do Grande ABC está organizando mais uma edição da marcha da maconha na região. A intenção é realizar o ato em maio de 2013, mesmo mês em que o evento foi feito neste ano. A cidade escolhida foi, novamente, Diadema, onde o movimento enfrentou repressão por parte da Prefeitura, que se posicionou contrária à passeata e tentou impedir o manifesto. O caso chegou a ser discutido na Justiça.

Já estão agendadas duas reuniões entre os integrantes do grupo, em janeiro, - uma em Diadema e outra em São Caetano - para definir as ações preparatórias para a realização do ato. "A intenção é não mudar nada do que foi feito na primeira marcha, que foi tranquila. Vamos comunicar todos os orgãos públicos com antecedência, assim como fizemos neste ano", disse Raphael Morales, um dos organizadores.

A realização do ato em Diadema gerou muita polêmica. Em fevereiro, a diretoria de eventos da Prefeitura assinou documento que atendia a solicitação do grupo em utilizar a Praça da Moça como palco da mobilização. No entanto, após pedido da Polícia Militar, em março, a administração municipal comunicou os organizadores que não iria autorizar o uso de solo do município. O caso foi parar na Justiça e o juiz André Mattos Soares cassou a proibição dada pelo Executivo à realização do evento.

Após todo o imbróglio, os manifestantes conseguiram fazer o ato, mas a adesão foi baixa. Eles esperavam reunir aproximadamente 1.000 pessoas na marcha, mas apenas 80 participantes estiveram presentes. "Por ser um movimento que sofre grande preconceito, teve a Prefeitura contra e grande presença da polícia, muita gente não se sentiu à vontade em participar. Espero que na próxima o público seja maior", comentou Morales.

O prefeito eleito de Diadema, Lauro Michels (PV), que assume o Paço em janeiro, foi procurado pela equipe do Diário para comentar a realização da marcha da maconha na cidade, mas a assessoria dele disse que o futuro chefe do Executivo só irá se pronunciar sobre temas administrativos do município na próxima semana.

Os organizadores afirmaram que o ato será realizado mesmo sem o consentimento do futuro prefeito, já que, em junho do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) garantiu o direito de cidadãos realizarem manifestações pela descriminalização e legalização de drogas em todo Brasil. "Ele pode até ser contra, mas temos a lei ao nosso lado", disse Morales.

O coronel José Belantoni Filho, comandante interino da Polícia Militar na região, disse que a corporação ainda não foi comunicada. "Se a Justiça ordenar, faremos planejamento para garantir a segurança de todos no evento."

Intenção é estender atividade para outras cidades da região

Além de Diadema, os manifestantes planejam fazer mais uma marcha da maconha no Grande ABC. A intenção é que o outro ato seja feito em São Bernardo ou São Caetano, mas ainda não há confirmação de data. "Isso está sendo estudado por todo o grupo. Nossa ideia é estender o movimento para outros municípios da região", disse Raphael Morales, um dos organizadores do manifesto.

Ele explicou os motivos que levaram o movimento a escolher Diadema como palco para o evento em 2013. "Como já fizemos lá e foi tranquilo, resolvemos que o próximo ato será também no município. Além disso, muitos participantes moram na cidade."

O coletivo Marcha da Maconha ABC possui um grupo no Facebook que reúne 37 integrantes. Na página da web são postados links relacionados ao tema e discutidas ações para realização do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;