Cultura & Lazer Titulo Especial
Maestro Abel Rocha se
apresenta a Santo André

Substituto de Carlos Moreno assume o comando
do concerto da Orquesta Sinfônica neste sábado

Vinícius Castelli
28/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Teatro Municipal de Santo André abre suas portas na noite de amanhã, a partir das 20h, para receber a Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André). Mas essa não será uma noite qualquer. O concerto marca a estreia de Abel Rocha junto ao grupo, que assume como regente titular e diretor artístico.

Ele fica com a vaga deixada pelo maestro Carlos Eduardo Moreno – líder do formação durante cinco anos –, e que hoje está à frente da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo, onde Rocha já foi diretor artístico.

A batuta do novo maestro regerá amanhã programação que traz peças como Abertura Festiva, op. 96 em Lá Maior, assinada pelo russo Dmitri Shostakovich. “Estamos há duas semanas preparando o programa. Todos os autores escolhidos foram muito importantes para a música nacionalista, eles resgatam valores especiais”, diz Rocha.

Entre os autores, três são brasileiros. Um deles é Camargo Guarnieri, de quem a orquestra se apropria de Brasiliana. De Carlos Gomes, a formação andreense apresenta a abertura da ópera Fosca. “Carlos Gomes foi o primeiro nome brasileiro a ter reconhecimento no Exterior. Ele levou a temática brasileira para fora do País.”

O outro é Claudio Santoro. Dele, o grupo pincela a Sinfonia nº 4 Sinfonia da Paz, que traz Allegro, Lento e Allegro Moderato e Deciso. Segundo Rocha, “Santoro foi um dos mais importantes maestros brasileiros. Ele morou na Europa e Rússia.”

O programa traz ainda Va Pensiero, da ópera Nabuco, do italiano Giuseppe Verdi. O concerto terá participação do Coro da Cidade de Santo André nas obras de Verdi e Santoro.

“Está tudo pronto para o concerto. Tem sido desafiador trabalhar com a Ossa. Toda mudança traz descobertas, é saudável. Tenho muito a aprender com a tradição da orquestra e muito a sugerir”, finaliza o maestro.

Com entrada gratuita para todo o público, metade dos ingressos será distribuída na fila do saguão do teatro, pouco antes do início do evento.

Orquestra Sinfônica de Santo André – Concerto. Amanhã, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André – Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;