Cena Política Titulo
Queimou o filme

As tribunas livres das Câmaras municipais são grande instrumento para cidadãos e entidades se manifestarem, promovendo efetivamente o exercício da democracia.

Por Beto Silva
do Diário do Grande ABC
15/02/2014 | 07:14
Compartilhar notícia


 As tribunas livres das Câmaras municipais são grande instrumento para cidadãos e entidades se manifestarem, promovendo efetivamente o exercício da democracia. Às vezes corta a própria carne dos vereadores, que são criticados por quem usa o espaço. Foi mais ou menos isso que aconteceu na sessão de quinta-feira em Santo André. Incomodados com os discursos contra os parlamentares e o governo Carlos Grana (PT), os vereadores tentaram restringir a potência das vozes que ecoavam no Legislativo e fora dele, por meio da transmissão da TV Câmara. Houve pedido para que as falas dos munícipes fossem colocadas ao fim da sessão, quando terminaria o horário disponível na televisão, por meio de parceria com a TV Assembleia. A solicitação entrou em votação, mas não prosperou. Dez dos 18 parlamentares presentes à plenária foram contra, mantendo a tribuna livre no mesmo horário, ao vivo pela TV. Três deles governistas: Marcos Pinchiari (Pros), Elian Santana (Pros) e Toninho de Jesus (SDD). Poderiam ter poupado o governo petista. Não o fizeram. Agora, estão na mira do prefeito. Será que queimou o filme?

 

Sem cabular aula

Vereador de São Caetano, José Roberto Xavier (PMDB) indicou ao governo Paulo Pinheiro (PMDB) a implantação do sistema biométrico de identificação na entrada e saída dos alunos nas escolas municipais. O parlamentar visa reduzir o que chama de “fugas” de estudantes entre uma aula e outra, dentre outros benefícios.

 

Limpa

É tradição do PT de São Bernardo: no hall de entrada, militantes do partido tomam café e trocam ideias. Hóspedes de albergue próximo dali também dão uma passadinha no local para tomar água. Mas o presidente municipal da sigla, Brás Marinho, determinou que não quer ver mais ninguém de bobeira na entrada da sede.

 

Controle

A OAB de Diadema, presidida por Marilza Nagasawa, criou a Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos, que pretende cobrar do poder público e fiscalizar o direito à informação e à transparência. Terá à frente o advogado Edivaldo Lubeck. Em Santo André, a entidade também estabeleceu grupo semelhante, que iniciou atuante, mas esfriou.

 

Dia do fico

Vereador licenciado, Eder Xavier (PCdoB) será mantido à frente da Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano. Em conversa com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) ontem, ficou definido que será criada uma comissão interna na administração para sugerir e analisar as ações da Pasta. A gestão peemedebista segue sem mais mudanças, como Pinheiro queria.

 

Via Rápida

Manoel Lopes (DEM), vereador de Mauá, comemora a chegada da unidade móvel do Via Rápida Emprego, programa do governo estadual que ministra cursos de formação a partir do dia 10 (inscrições no site www.viarapida.sp.gov.br). O democrata enviou ofício ao secretário paulista de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia (DEM) sugerindo a parceria com a Prefeitura mauaense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;