Márcio Bernardes Titulo
Bastidores sórdidos

Não é só Ricardo Teixeira que ficou encrencado com as denúncias do executivo da Federação Inglesa. Também o presidente da Conmebol

Por Especial para o Diário
13/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Não é só Ricardo Teixeira que ficou encrencado com as denúncias do executivo da Federação Inglesa. Também o presidente da Conmebol, Nicolas Leoz, foi citado no depoimento do cartola ao Parlamento, em Londres. Eles teriam insinuado ao dirigente que queriam benefícios para apoiar a Inglaterra ser sede da Copa de 2018.

Claro que as acusações precisarão de provas. O presidente da CBF disse que vai processar Lord Triesman. Gostaria muito de saber quem é o advogado, por quanto ele será contratado, quem pagará a conta e se realmente será aberto processo crime contra o dirigente inglês.

Quem conhece o submundo do futebol pede rigorosa investigação na história por duas razões. Uma delas é que a Inglaterra era a grande favorita para sediar a Copa de 2018. Não se sabe por qual motivo a escolha recaiu sobre a Rú$$ia. Não se sabe muito meno$ por que escolheram o Catar como sede da Copa de 2022.

Outro motivo que nos enche de dúvidas é que tanto Teixeira quanto Leóz pertencem a uma casta de gente que não brinca em serviço. Joseph Blatter e Michel Platini não são diferentes. No popular, todos são farinha do mesmo saco.

Sou capaz de apostar que gente ligada à Blatter ‘deu pilha' em Triesman para denunciar Teixeira e Nicolas Leoz, que apoiam Mohamed Bin Hammam, do Catar, que disputa a presidência da Fifa com Blatter. A eleição será no dia 1º de junho.

BRIGA DE

CACHORRO GRANDE

A e$colha do Catar para sediar a Copa de 2022 com tanta antecedência deixou muita gente de$confiada. Para que i$$o com tanta antecedência?

Sinal inequívoco de que Mohamed bin Hammam, na época, estava de bem com Blatter e sua corja. Pouquíssimo tempo depois o presidente da Federação Asiática sai candidato. Muito dinheiro deve estar rolando.

Aposto em Blatter nessa parada. Ele tem o apoio unânime de todas as federações africanas e quase todas da Europa. Os países do Caribe vão votar em quem der mai$. Os sul-americanos estão contra o atual presidente da Fifa, exceção de Julio Grondona, que continuará na chapa oficial como vice-presidente.

Se o jogo virar será um milagre para o representante do Catar. Mas quando o dinheiro não é pouco tudo pode acontecer. A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que Teixeira e Leoz, velhos parceiros da Fifa, desde os tempos de Havelange, cujo secretário-executivo era Blatter, mudaram de lado?

VITÓRIA DE PIRRO

A batalha foi vencida, mas muitos soldados perdidos. Em nada valeu os 2 a 0 sobre o Coritiba. Nunca será esquecida a humilhante goleada da semana anterior.

Diferente e competente foi o Santos, que venceu na Colômbia o Once Caldas. E no jogo de volta o exemplo do Cruzeiro está vivo. E será motivo de muitos cuidados.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. http://www.marciobernardes.com.br/.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;