Memória Titulo
Do tempo das ondas curtas e das 78 rotações...

O andreense Mauricio Marchini, hoje residente em Mauá, preserva uma coleção importante de aparelhos de rádio...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O andreense Mauricio Marchini, hoje residente em Mauá, preserva uma coleção importante de aparelhos de rádio, nacionais e estrangeiros. Os mais antigos são da década de 1920 e avançam até os anos 1970. Estão bem conservados, todos restaurados e em perfeito funcionamento, com válvulas preferencialmente originais. O colecionador preocupa-se em descrever o design e o material utilizado na fabricação de cada aparelho. Além disso, pesquisa os fatos históricos que marcaram a época da fabricação.

Mauricio Marchini tem 40 anos. Desde pequeno gosta de ouvir rádio. Apaixonou-se pela programação sintonizando em ondas curtas, o que lhe permitiu ‘viagens' por todo o País e outros continentes muito antes da Era da Internet. E o que era paixão virou profissão: Mauricio deixou o trabalho na área de informática para abrir oficina de antiguidades. De um curso de eletrônica partiu para outros voos e hoje restaura aparelhos de rádio a pedido de uma freguesia cada vez mais frequente.

Só não abre mão da sua coleção, já exposta em espaços como o Shopping ABC e que o levou a conhecer outros aficionados, como Cezar Livio, de São Bernardo, que apresentou Mauricio à coluna, e Fernando Henrique dos Santos, integrante do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória). Contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com

DA COLEÇÃO

Combinado rádio-vitrola (foto ao lado). EUA. 1929. Móvel rico em detalhes. Vendido paralelamente ao gramofone, só que com muito mais tecnologia e qualidade na reprodução dos discos de 78 rotações.

 NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história do rádio Paulista: quinto de uma série de seis programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700). Brasil de Todos os Tempos. Os mercados municipais de diferentes capitais brasileiras, com suas histórias e memórias, o que inclui - é claro - o mercadão paulistano. E uma entrevista com o publicitário Fábio Mestrini. Ele é o autor do livro A história das embalagens no Brasil. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Uma entrevista com o sambista paulistano Germano Mathias. Produção e apresentação: Milton Parron. Por causa da Fórmula 1, o programa vai ao ar à 1h deste domingo, com reprise quatro horas depois, às 5h.

Cultura Brasil (AM 1200 khz). 78 RPM. No coração do Rio de Janeiro, com músicas de Wilson Batista e Noel Rosa. Amanhã, às 8h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Trilhas de seriados da TV nos anos 60: Jennie é um gênio e Bat Masterson. Luiz Vieira interpreta Paz do meu amor, composição própria; e Carlos Gonzaga, hoje residindo em Santo André, canta o clássico Diana, na versão de Fred Jorge e a pedido do ouvinte João Bosco de Araújo, de Artur Alvim. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 28 de março de 1979

Primeira Página - Termina a greve dos metalúrgicos. Lula é carregado pelos trabalhadores. Dom Cláudio Hummes discursa na Vila Euclides.

Polícia - Assaltantes causam pânico em loja da Vila Gerty, em São Caetano.

 EM 28 DE MARÇO DE...

1954 - Criada a delegacia de Santo André do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, a 15ª do gênero, tendo Antonio Braga na presidência.

1969 - O prefeito Geraldino Loti Filho determina o alargamento das vias centrais de Rio Grande da Serra. É a sua primeira medida à frente do Executivo.

HOJE

Dia do Diagramador e dia do Revisor.

 SANTOS DO DIA

Castor, Gisela, Gontrão e Malco.

Gisela (985-1065). Foi a primeira rainha cristã dos húngaros.

Gontrão. Faleceu em Châlons, França, em 594. Foi rei dos Francos e depois se recolheu em mosteiro.

ALMANAQUE

Rodolfo Weigand

Nome: Rodolfo Carlos Weigand

Nascimento: São Paulo (SP), 28 de março de 1909.

Vereador: 1948 a 1951.

Partido: PSP.

Falecimento: São Paulo (SP), 13 de setembro de 1979.

Como vereador, era sempre chamado a participar de debates técnicos, em especial no campo das obras públicas. Como engenheiro, projetou instalações de indústrias como a Pirelli, Firestone e General Motors. Inaugurou a Casa Weigand de Santo André e foi um dos fundadores do Clube de Engenharia do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;