Memória Titulo
E assim foi aterrado o Tanque das Mulatas

Terezinha Gomes, a Terezinha do posto, a mulher do professor...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Terezinha Gomes, a Terezinha do posto, a mulher do professor; Cláudio Manoel Gomes, o professor de Português e Francês, o marido da Terezinha. Eles se conheceram na Rhodia. Celebram, amanhã, 50 anos de casados. Desde 1969 residem na Vila Vivaldi, em São Bernardo.

O casal sempre foi participativo. Terezinha, durante 20 anos, fez trabalho comunitário no Parque São Bernardo. Na primeira vez que o PT se candidatou à Prefeitura, ela foi candidata a vice em dobradinha com Maurício Soares, candidato a prefeito.

Técnica em enfermagem, Terezinha sempre gostou de estudar, ela que nasceu no bairro Jardim, em Santo André. Fez especialização na China. É terapeuta. Especializada em acupuntura. Atende uma clientela fiel até hoje na sua residência.

Professor Cláudio lecionou em muitas escolas. Preocupa-se com a história e geografia. Lembra do Tanque das Mulatas, que existia na antiga Estrada do Vergueiro e que segurava a água em excesso que corria para a Vila Vivaldi. Quando o tanque foi aterrado, agravou-se o problema de enchentes no bairro.

DEPOIMENTOS

"O Tanque das Mulatas era um piscinão natural. Foi aterrado graças à ganância imobiliária. Vila Vivaldi é de 1950. O loteamento não teria sido aprovado por um engenheiro municipal, pois as quadras ficavam mais baixas que as ruas. Aquele engenheiro previa os problemas de enchentes. Mesmo assim, foi aprovado e, em poucos anos, as enchentes vieram". Cláudio Manoel Gomes

"Vila Vivaldi é um bairro de classe operária, com muitos metalúrgicos aposentados. A participação popular foi sempre muito grande. Uma população organizada que conquistou melhorias, entre elas a primeira creche, criada e instalada pelo prefeito Aron Galante". Terezinha Gomes

FAMÍLIA
Terezinha e Cláudio têm três filhos, Carlos Eduardo, Paulo Sérgio e Ana Claudia, e três netos: Miguel, Murilo e Luiza.

EQUIPE 
Terezinha e Cláudio foram entrevistados dentro do projeto de construção da memória da Secretaria de Planejamento. Participaram: Ligeirinho, Saracura e Nei, o biólogo, que fotografou o casal.

Rumo ao acesso

Texto: Oswaldo Lavrado, comentarista titular da Rádio Diário do Grande ABC

Aquela noite de 1º-12-1981 foi especial para o futebol do Grande ABC. Depois, em 1984, com o Santo André, pela primeira vez na história um time do Grande ABC alcançou o Campeonato Brasileiro, que também acompanhamos, com a Rádio Diário 1300, por todo Brasil. 

O Santo André realizou ótima campanha no Brasileirão, ficando entre os quatro primeiros e eliminado pelo Fluminense, no Estádio Bruno Daniel.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de dezembro de 1981

Política - Partidos se articulam para campanha em São Bernardo.
* Para o PT, 1982 é apenas o começo.

* PDS tem esquema, mas não revela.

* Antes de tudo, PP analisa pacote.

* Técnicos auxiliarão pedetistas.

* Habitações, prioridade do PTB.

Reportagem social - Noite Havaiana movimenta o Ardical, edifício de São Caetano; chá culinário do Lions Santa Paula; chá desfile da Apae São Caetano; Noite Havaiana do São Bernardo Tênis Clube.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário)

- Minha homenagem ao Santo André tem o tempero do alerta: salve, salve, EC Santo André! Que todos saibam ver na vitória de hoje o incentivo e o alento para vencer os percalços do futuro.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - De pacote em pacote o governo se transforma em cassino, onde o povo não passa de ficha.

Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - O mar interno.

EM 7 DE DEZEMBRO DE...

1931 - Entra em operação a primeira linha de ônibus interligando Santo André a São Paulo.

1946 - Fundado o Hospital São Caetano.

1961 - Iniciada em São Bernardo a campanha contra a poliomielite.- Iniciado o calçamento da Alameda Vieira de Carvalho, no bairro Santa Terezinha, em Santo André.

Trabalhadores

Nascem em 7 de dezembro:

1908 - Ambrósio Pereira dos Santos, da Bahia. Operário da IRFM.

1921 - Joaquim de F. Pereira, de São Paulo. Foguista da Coral.1931 - Marcos Mariano dos Santos, de São Paulo. Mecânico da Eletrocloro. Residia à Rua Francisco Monteiro, 29, em Ribeirão Pires.

1932 - Amazonido do Brasil. Operador da Refinaria de Petróleo União. Residia à Rua Senador Flaquer, 451.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia Nacional do Cirurgião Plástico.

SANTOS DO DIA 

Ambrósio de Milão, Eutiquiano, Fara, Maria Josefa e Martinho.

Santo Ambrósio (Trèves, atual Alemanha, 339 - Milão, Itália, 397). Bispo de Milão e doutor da Igreja. Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I. É o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo.

É NATAL

O presépio de hoje também fica em São Bernardo: simples como o nosso povo, significativo como todos os demais...

O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

RESPOSTA DE ONTEM - O presépio ontem aqui focalizado está montado na capela Nossa Senhora da Paz, do Jardim Jerusalém, em São Bernardo, pertencente à Paróquia São Benedito, do bairro dos Casa.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;