Política Titulo Na rede
Post de vereador
no Facebook gera
polêmica em Câmara

Pery Cartola publica na internet dados de sessão que ele não participou porque estava em Brasília

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/05/2013 | 07:16
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Adepto das redes sociais para promover suas ações, o vereador de São Bernardo Pery Cartola (PPS) se envolveu em polêmica após publicar fotos e dados da sessão realizada dia 22. Na ocasião, o popular-socialista não participou dos trabalhos.

Apesar disso, ele divulgou foto no Facebook em que aparece no plenário da Câmara, seguido de um texto em que relatou a aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). “Isso é importante, tendo em vista que assim fiscalizaremos melhor os investimentos da Prefeitura”, diz o texto de Pery.

A ausência do parlamentar foi justificada por motivo de saúde, mas no mesmo dia ele esteve em Brasília, apresentando a deputados federais e senadores um manifesto em defesa da redução da maioridade penal.
A atitude de Pery não foi bem recebida pelos integrantes da bancada governista, que estudam entrar com representação contra o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.

Como ainda não há código de ética no Legislativo de São Bernardo, qualquer ação encaminhada contra Pery deve ser feita através de requerimento e passar pelo crivo dos demais vereadores.

O líder da bancada do PT contestou na tribuna a atitude do oposicionista. “Eu posso assinar o livro de presença depois das 9h ou antes disso?”, questionou. O petista pediu o registro das notas taquigráficas da Casa para avaliar a situação.

Pery assinou o livro de presença às 8h10, pouco depois da chegada dos funcionários da Câmara no plenário. Mas ele justificou que assinou a lista de presença às 9h, pouco antes do início da sessão.

Ele argumentou que houve um mal-entendido na justificativa apresentada para sua ausência. “Tive que resolver problemas particulares.”

O popular-socialista relatou que viajou à Capital Federal por volta de 13h. “Consultei o departamento jurídico da Câmara e me informaram que não haveria problema”, argumentou.

Se a justificativa para a ausência do parlamentar for desconsiderada pela direção da Casa, ele poderá ter desconto de R$ 501 no contracheque de R$ 15.031,76. Como os parlamentares recebem nos dias 15 e 30 de cada mês, o desconto só pode ser feito em junho.

O presidente da Câmara, Tião Mateus (PT), se esquivou da polêmica. “A mesa diretora vai averiguar o que houve de fato para depois discutirmos o que pode ser feito”, disse.

Pery Cartola não maifestou preocupação com a possibilidade de desconto na folha de pagamento. “Se isso acontecer, não vou reivindicar o contrário”, ponderou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;