Sua Saúde Titulo
Asma

A asma é uma doença de causa alérgica...

Por Leo Kahn
02/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A asma é uma doença de causa alérgica, que leva a uma constrição de brônquios e bronquíolos de ambos os pulmões, ocasionando dificuldade de respirar e que vai se agravando progressivamente. 

A mucosa respiratória, uma vez agredida por poluição, fumaça de cigarro, perfume, entre outros, envia um sinal para produção de células especiais de defesa. O organismo interpreta esse sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas.

É o responsável pelos sintomas de tosse, falta de ar, cansaço, sensação de ‘aperto' e ‘chiados' no peito, ocasionando edema da parede interna dos brônquios, dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis, contraindo-se a qualquer estímulo, acentuando ainda mais a obstrução dos brônquios.

É uma das doenças crônicas mais incidentes na infância, causa de faltas escolares e limitações para esportes e outras atividades. Entre os adultos representa importante problema, pois frequentemente seu controle é difícil e pode estar associada a outras condições de saúde, o que torna mais grave a situação clínica geral do paciente. 

A incidência da asma difere entre países devido às variações geográficas e demográficas, ocorre em cerca de 10% da população brasileira e pode afetar tanto crianças quanto adultos, mas é mais frequente em crianças.
O início da doença se dá, na maioria dos casos, antes dos 5 anos, sendo que um terço dos casos antes dos 2 anos, e essa incidência permanece mais ou menos constante após 10 anos.

Com relação ao sexo, a incidência maior é entre os meninos na relação 2:1 a 3:2. Eles apresentam maior gravidade da doença. Na adolescência as meninas são mais acometidas.

Fatores desencadeantes da crise de asma:
a) alergia a inalantes, alimentos e remédios; 
b) irritantes, como poluição do ar, variações bruscas de temperatura e umidade; 
c) infecções respiratórias; 
d) fatores emocionais; 
e) exercícios físicos.

DICAS
- Durante a crise, procure manter a calma e permaneça em ambientes arejados. 
- Falar pouco e usar roupas largas (desde que não sejam de lã) também alivia o incômodo da crise.
- Depois de uma crise asmática, deite de lado com as pernas dobradas.
- Forre o colchão e travesseiros com coberturas de plástico com zíperes.
- Lave as roupas de cama uma vez por semana em água quente.
- Lave cuidadosamente os travesseiros a seco uma vez por mês.
- Ter um animal de estimação pode não ser uma boa ideia, mas se tiver, dê banho semanalmente.
- Aspire o pó da casa diariamente.
- Não varra a casa, use sempre um pano úmido no lugar.
- Mantenha a casa ventilada e as janelas abertas.
- Fique longe de fumaça.
- Tome seus medicamentos exatamente como na recomendação médica. 
- Não use substâncias de limpeza com cheiro forte, como cera, desinfetantes, etc. Se for necessário o uso, mantenha seu filho fora de casa até que o cheiro tenha passado. 
- Não use perfumes, talcos e desodorantes em seu filho. 
- Roupas guardadas por muito tempo, sem arejar, ficam com cheiro de mofo e costumam ter ácaros. Antes de começar o inverno, retire paletós e roupas guardadas, lave-os e seque-os ao sol.
- Evite emoção forte. 
- Familiares devem aprender a identificar os primeiros sintomas de asma em seus filhos e o médico especialista indicado para o tratamento é o pneumologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;