Setecidades Titulo
Diário vira referência para concorrência
Do Diário do Grande ABC
09/09/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Casos regionais alçaram vôos mais altos nas últimas semanas e tomaram as páginas de publicações nacionais: jornais, rádios e tevês. Os fatos foram noticiados com antecedência pelo Diário, e acabaram reverberando em outros veículos.

Entre essas notícias estão as acusações de suposto esquema de corrupção em antigas administrações de São Caetano e a morte de dez cachorros da raça pit bull, sacrificados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de Santo André.

O Diário saiu na frente e assuntos que poderiam ter passado incólumes ao conhecimento de leitores que moram fora dos limites do Grande ABC têm repercutido quase que diariamente em âmbito nacional.

O imbróglio envolvendo acusações do empresário Antônio José Cressoni sobre um suposto esquema de corrupção na Prefeitura de São Caetano, por cerca de sete anos, nas administrações de Luiz Olinto Tortorello ganhou espaço nos principais veículos do país.

O caso foi divulgado no dia 4 de agosto pelo Diário e chegou às páginas do jornal Folha de São Paulo 28 dias depois. Televisões e rádios passaram a desenrolar o novelo de uma história que vinha sendo amplamente noticiada pelo maior jornal regional do País. As reportagens levaram à abertura de inquérito policial na Seccional de São Bernardo. Além de investigações em dois setores do Ministério Público.

Na última semana, o Diário antecipou o relatório preliminar da sindicância instaurada no Executivo para apurar as denúncias, revelando a existência de fraudes em diversos processos de licitação.

Rumo semelhante foi tomado pela reportagem a cerca da morte de dez pit bulls em Santo André. Publicada no dia 5 pelo Diário, a notícia transformou-se em chamada de capa do Agora, dois dias depois.

Dois casos de polícia revelados pelo Diário também pautaram a concorrência. O primeiro, o assassinato do estudante Renato Arias, em frente à Fundação Santo André, em 24 de agosto. O outro, mais recente, foi a frustrada tentativa de roubo à Churrascaria São João, em Santo André, na quinta-feira. Manchete do Diário na sexta-feira, a reportagem foi publicada sábado pelo jornal Agora.

Aprovação - Levantamento realizado pelo Diário junto a bancas de jornais da região constatou aprovação de leitores e jornaleiros sobre o fato de outras publicações tomarem por base notícias divulgadas pelo Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;