Economia Titulo
Crescem vendas das microempresas da região
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
13/04/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do Grande ABC registraram melhora no faturamento em fevereiro, depois de observar retração em janeiro, de acordo com dados da pesquisa do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgada ontem.

Na região, essas empresas têm forte relação com a indústria automotiva - seja no fornecimento de produtos e serviços para companhias dessa cadeia produtiva, seja pela demanda gerada por trabalhadores do segmento -, segundo especialistas.

Dessa forma, a comercialização recorde de veículos novos em fevereiro explica a reação dos pequenos empreendimentos nos sete municípios, que registraram alta de 6,2% na comparação com igual mês de 2010, conforme a pesquisa do Sebrae. Esse resultado foi superior ao observado na média do Estado (3,4%).

Também na comparação com janeiro, o desempenho no Grande ABC foi melhor. Houve expansão de 12,5% frente à queda de 3,1% na média estadual.

No bimestre, o desempenho de 1,1% frente a igual período de 2010 é menor que o de outras regiões do Estado. No entanto, o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, cita que a base de comparação é mais forte.

Isso porque, no início do ano passado, impulsionado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros, as micro e pequenas do Grande ABC tiveram crescimento de 16,1% em janeiro frente ao mesmo mês de 2009 e incremento de 10,7% em fevereiro.

PERSPECTIVAS

Em meio ao cenário de elevações das taxas de juros e medidas do governo para restringir o crédito, os proprietários das MPEs paulistas projetam estabilidade nos resultados nos próximos seis meses, aponta o levantamento do Sebrae-SP.

Dos empresários pesquisados, 47% acreditam em manutenção no faturamento da empresa. É mais do que os 45% que apostavam em desempenho estável na pesquisa anterior.

O consultor do Sebrae orienta que as MPEs devem procurar reduzir desperdícios e otimizar o uso dos estoques para não ter de recorrer a empréstimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;