Cultura & Lazer Titulo
Festa pop
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/02/2006 | 08:57
Compartilhar notícia


O grande circo do mercado fonográfico internacional arma suas lonas nesta quarta, no estádio Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde ocorre a 48ªedição do Grammy, o prêmio musical mais importante do planeta. Na TV aberta, o SBT transmite a festa ao vivo, a partir das 23h (horário de Brasília), com apresentação de Adriane Galisteu e do produtor musical e um dos presidentes da gravadora Trama, João Marcelo Bôscoli. No mesmo horário, os assinantes da TV por assinatura poderão conferir a premiação no canal Sony.

Se os quesitos inovação e qualidade nunca pertubaram o sono dos organizadores do evento, que irá premiar artistas em 108 categorias (número mais que suficiente para agradar a gregos e baianos), o certo é que os executivos de gravadoras terão muitos motivos para sorrir.

Neste ano, o principal nome da festa é a “bonequinha de luxo” Mariah Carey, que atravessa uma fase de retomada do sucesso perdido, após o fracasso de seu álbum Glitter, lançado em 2001, e a depressão que enfrentou com o fim de seu relacionamento com o cantor Luis Miguel. Ao lado do rapper Kanye West e do cantor John Legend, a intérprete é campeã em número de indicações e concorre em oito categorias (principais categorias nesta página). Com seu multiplatinado disco The Emancipation of Mimi, que chegou às prateleiras no ano passado e vendeu 4 milhões de cópias em todo o mundo, Carey concorre nas categorias álbum do ano, melhor álbum de R&B gravação do ano, canção do ano, melhor canção de R&B, melhor performance feminina de R&B (We Belong Together), melhor performance pop feminina (It’s Like That) e melhor performance de R&B tradicional (Minor Again).

Outro artista bem cotado é Kannye West, indicado nas categorias melhor álbum de rap e melhor álbum do ano (Last Registration), e gravação do ano (Gold Digger). Já o estreante John Legend disputa, entre outros prêmios, o de revelação (Ordinary People) e melhor performance R&B masculina (Stay with You). O cantor, compositor e atual ministro da Cultura, Gilberto Gil, também foi lembrado pela Academia de Artes e Ciências Fonográficas dos Estados Unidos, responsável pela organização do evento. Na categoria melhor álbum contemporâneo de World Music, o mestre tropicalista e eterno parceiro de Caetano Veloso, apesar das recentes brigas, concorre com Eletroacústico.

Primeira vez – E, para deixar evidente que falta de memória cultural não é uma exclusividade dos brasileiros, o Grammy receberá, pela primeiríssima vez em seu palco, o veterano Paul McCartney, que disputa na categoria melhor álbum pop (Chaos and Creation in the Backyard). O homenageado desta edição é o cantor e compositor norte-americano James Taylor, que se notabilizou pelas baladas açucaradas. Quem não se lembra de Taylor empunhando o violão para fazer milhares de pessoas cantarem a singela You’ve Got a Friend, na Cidade do Rock, durante o primeiro Rock in Rio?

Para animar o público já estão confirmados os shows de Mariah, U2, Christina Aguilera, Jamie Foxx, entre outros. Nada de muito emocionante ou que fuja do jogo previsível estabelecido pelo copyshowbusiness, afinal, ninguém vai querer estragar a festa dos felizes magnatas da indústria do disco, que usam o evento para jogar confetes em si mesmos e, de quebra, vender milhões e milhões de discos.

Principais categorias

Gravação do Ano
We Belong Together – Mariah Carey
Feel Good Inc. – Gorillaz featuring De La Soul
Boulevard of Broken Dreams – Green Day
Hollaback Girl – Gwen Stefani
Gold Digger – Kanye West

Álbum do Ano
The Emancipation of Mimi – Mariah Carey
Chaos and Creation in the Backyard – Paul McCartney
Love.Angel.Music.Baby. – Gwen Stefani
How to Dismantle an Atomic Bomb – U2

Melhor Álbum Pop
Extraordinary Machine – Fiona Apple
Breakaway – Kelly Clarkson
Wildflower – Sheryl Crow
Chaos and Creation in the Backyard – Paul McCartney
Love.Angel.Music.Baby. – Gwen Stefani

Melhor Música de Rock
Best of You – Foo Fighters
Beverly Hills – Weezer
City of Blinding Lights – U2
Devils & Dust – Bruce Springsteen
Speed of Sound – Coldplay

Melhor Álbum Rock
X&Y – Coldplay
In Your Honor – Foo Fighters
A Bigger Bang – The Rolling Stones
How to Dismantle an Atomic Bomb – U2
Prairie Wind – Neil Young

Melhor Música R&B
Cater 2 U – Destiny’s Child
Free Yourself – Fantasia
Ordinary People – John Legend
Unbreakable – Alicia Keys
We Belong Together – Mariah Carey

Melhor Álbum R&B
Illumination – Earth, Wind & Fire
Free Yourself – Fantasia
Unplugged – alicia Keys
Get Lifted – John Legend
A Time to Love – Stevie Wonder



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;