Internacional Titulo
Iraque diz que 230 civis morreram desde o início da guerra
Por Do Diário OnLine
28/03/2003 | 11:54
Compartilhar notícia


O ministro iraquiano da Informação, Mohammad Said Al Sahhaf, apresentou nesta sexta-feira um novo balanço sobre as vítimas da guerra no Iraque. Segundo Al Sahhaf, desde o início da ofensiva comandada por Estados Unidos e Grã-Bretanha, há nove dias, 230 civis morreram e 800 ficaram feridos. Ainda de acordo com o ministro, 33 tanques aliados já foram destruídos.

Al Sahhaf informou que nos ataques da última noite contra Bagdá sete pessoas foram mortas e 92 ficaram feridas. Na segunda maior cidade iraquiana, Basra, o ministro afirmou que 116 pessoas foram mortas e 659 feridas. Já na região central de Najaf, 26 morreram e 60 foram feridos somente nos combates da última quinta.

Em contrapartida, ele disse também que, somente nesta sexta-feira, quatro soldados da coalizão anglo-americana foram mortos e um avião aliado foi derrubado. Ele afirmou ainda que uma tropa norte-americana foi obrigada a recuar 50 quilômetros em Basra devido à forte resistência iraquiana.

Questionado sobre as máscaras de proteção contra gases químicos utilizadas pelos soldados iraquianos, o ministro disse que isso mostra como as tropas do presidente Saddam Hussein estão bem equipadas. Al Sahhaf afirmou também que os iraquianos não descartam a possibilidade de os aliados lançarem mão de armas não convencionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;