Internacional Titulo
Surto de bactéria mortal atinge cidade turística nas Filipinas
Da AFP
10/01/2005 | 21:09
Compartilhar notícia


Uma bactéria que já matou mais de 28 pessoas nos últimos meses ameaça a região de Baguio, no norte das Filipinas, colocando a cidade, que vive basicamente do turismo, em estado de alerta.

Um surto de ‘miningococcemia’, uma doença que afeta o sistema nervoso central, espalhou pânico na região. A OMS (Organização Mundial da Saúde) está oferecendo ajuda aos governos federal e regional para combater o problema por meio de um ‘posto de comando’.

O ambiente improvisado conta com um laboratório para acelerar a detecção e análise das vítimas e rastrear a expansão da doença. "Estabelecer o laboratório permitirá às autoridades fazer testes e enviar as amostras para Manila", explicou o chefe da unidade especial de doenças infecciosas, Luningning Villa.

Os registros do Departamento de Saúde mostram que quase 60 casos de ‘miningococcemia’ foram detectados nas Filipinas desde o último ano, sendo que cerca de 90% dos casos aconteceram em Baguio. Vinte e oito mortes na cidade são atribuídas à doença desde março, entretanto, devido à dificuldade para testá-la "apenas cinco casos foram confirmados com três mortes", disse o secretário de Saúde, Manuel Dayrit.

Alguns especialistas da área de saúde sugeriram que o clima frio dos últimos meses enfraqueceu a resistência dos habitantes à doença. Já o especialista da OMS em Manila, Nerisse Dominguez, acredita que muitas vítimas podem ter sido infectadas no mercado popular da região.

Para a cidade de 350 mil habitantes, que fica a 205 km de Manila, o surto da doença é mais do que uma preocupação de saúde. O problema também pode prejudicar o turismo, setor central da economia municipal. "O surto causou uma queda enorme nos nossos negócios da área de turismo", informou presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes de Baguio, Anthony de Leon.

Transmissão e Prevenção - O Departamento de Saúde tentou tranqüilizar o público dizendo que esta doença é similar à meningite: não é transmitida pelo ar, mas por pessoas tossindo e secreções que possam cair na comida, bebida e utensílios. A bactéria passa por um período de incubação no organismo de três a quatro dias e os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, manchas roxas e até lesões na pele.

A doença pode ser prevenida por meio de simples medidas como manter a casa limpa, lavar as mãos freqüentemente, evitar multidões e não dividir utensílios com os infectados. Se for detectada no início, a enfermidade pode ser tratada com penicilina, além de remédios que previnem a doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;