Política Titulo
Presidente uruguaio visita Lula na segunda-feira
Da AFP
10/05/2003 | 11:33
Compartilhar notícia


O presidente do Uruguai, Jorge Batlle, viaja neste domingo a Brasília para se encontrar no dia seguinte com o colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Na pauta está a busca de uma aproximação em assuntos bilaterais, como os investimentos do Brasil no Uruguai, e regionais, como as negociações externas do Mercosul.

O encontro Batlle-Lula deve ser realizado tendo como pano de fundo a reativação do bloco integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, através de iniciativas brasileiras e do candidato à presidência argentino Nestor Kirchner.

Batlle parte no domingo, às 7h locais, acompanhado do chanceler Didier Opertti e pelos ministro Gonzalo González (Agropecuária e Pesca), Pedro Bordaberry (Indústria e Turismo) e Lucio Cáceres (Transporte e Obras Públicas).

A agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa e Difusão (Sepedi) da Presidência uruguaia estabelece que a visita oficial ao Brasil deve acontecer às 11h locais. Depois do almoço que Lula vai oferecer a Batlle, serão assinadas atas e declarações resultantes das negociações no Palácio do Itamaraty.

Os presidentes vão discutir os investimentos brasileiros no Uruguai, a posição do bloco na negociação pela Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e vai propor um protocolo contra a compra de produtos subsidiados, antecipou Opertti.

Entre os temas regionais, vai ser analisado como os países do Mercosul devem encarar as negociações da Alca e com os Estados Unidos, segundo o chanceler uruguaio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;