Internacional Titulo
Iraque ameaça suspender destruição de mísseis
Do Diário OnLine
Com AFP
02/03/2003 | 15:03
Compartilhar notícia


O governo iraquiano ameaçou neste domingo suspender a destruição de seus mísseis proibidos Al Samud 2 se os Estados Unidos prosseguirem com os planos de invadir Bagdá sem uma autorização formal do Conselho de Segurança (ONU).

”Se ficar claro no início do processo (de destruição dos mísseis) que os EUA estão agindo fora do caminho legal... Por que devemos continuar (destruindo os armamentos)?”, perguntou o general Amir Al-Saadi, principal conselheiro de Saddam Hussein, de acordo com a agência Reuters.

Desde este sábado, Bagdá destruiu dez mísseis Al-Samoud 2, com alcance superior aos 150 quilômetros impostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na base de Taji, obedecendo às exigências do chefe de inspetores de armas da ONU, Hans Blix. Al-Saadi disse que o Iraque possui cerca de 120 mísseis desse tipo, que podem atingir alvos a 183 quilômetros de distância, de acordo com especialistas da ONU.

O Iraque tem até o dia 7 de março para destruir todos os seus mísseis Al Samoud 2. Caso o governo iraquiano não cumpra o prazo, os EUA podem conseguir o argumento necessário para iniciar um ataque militar contra o país.

EUA e Reino Unido acusam o governo de Saddam Hussein de manter armas de destruição em massa e defendem a ação militar no país como saída, embora o Iraque negue a existência de tais armas e a ONU, até agora, não a tenha provado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;