Internacional Titulo
Viktor Yushchenko é anunciado oficialmente presidente da Ucrânia
Por Da AFP
10/01/2005 | 21:47
Compartilhar notícia


O pró-ocidental Viktor Yushchenko foi declarado oficialmente vencedor das eleições presidenciais da Ucrânia, segundo os resultados definitivos revelados nesta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Central. Depois da recontagem completa das cédulas, Yushchenko obteve 51,99% dos votos enquanto que seu adversário, o ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovitch, somou 44,2% dos votos. 

Gritando "Yush-chen-ko" cerca de 30 deputados da oposição, que assistiam à reunião da comissão, homenagearam o vencedor, balançando uma enorme bandeira laranja, cor da campanha pró-ocidental. "Este é o dia mais feliz da minha vida", declarou o parlamentar Petro Porochenko. "A Ucrânia mostrou que é um país europeu. Hoje temos um novo país e um novo governo", comemorou.

Do outro lado, o deputado representante de Yanukovich na comissão eleitoral, Nestor Shufrich, , prometeu recorrer imediatamente do resultado na Suprema Corte e no tribunal internacional. "Infelizmente, o resultado foi estabelecido com violações da lei eleitoral e da Constituição. Muitos eleitores não puderam votar. Falaremos disso amanhã ou depois de amanhã na Suprema Corte", disse aos membros da comissão.

"A Suprema Corte colocará todos os pingos nos is e mostrará a diferença entre falsificações e eleições democráticas", respondeu o deputado pro-Yushchenko Yuri Kliuchkovski, referindo-se ao turno anterior das presidenciais, de 21 de novembro.

"Na votação do dia 26 de dezembro de 2004, Viktor Yushchenko foi eleito presidente da Ucrânia", anunciou o dirigente da Comissão, Yaroslav Davydovich. Foi eleito, mas não assumiu o cargo. Yushchenko já havia sido proclamado presidente dois dias depois da eleição, mas não pôde assumir a função devido aos recursos abertos pelo candidato pró-russo derrotado, Viktor Yanukovich.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;