Internacional Titulo
IRA anuncia destruição de parte de seu arsenal
Do Diário OnLine
Com AFP
21/10/2003 | 12:04
Compartilhar notícia


O Exército Republicano Irlandês (IRA), o grupo paramilitar mais poderoso da Irlanda do Norte, anunciou nesta terça-feira ter autorizado a destruição de uma parte de seu arsenal, segundo um comunicado.

A decisão foi tomada depois que novas eleições foram anunciadas pelo governo britânico. O pleito, que se realizará no dia 26 de novembro, vai devolver o controle da região a uma assembléia da Irlanda do Norte.

O líder do Sinn Fein, Gerry Adams, comemorou o comunicado e declarou à imprensa que o IRA se opõe "a todo uso da violência ou ameaça de violência com objetivos políticos".

O partido jamais havia se expressado tão claramente até hoje sobre esta questão. "A posição do Sinn Fein é de compromisso total e absoluto com meios exclusivamente democráticos e pacíficos para resolver as diferenças", acrescentou Adams.

Há um ano, o IRA interrompeu as negociações com a comissão que supervisionava o desarmamento depois que o premiê britânico, Tony Blair, suspendeu a criação de um governo autonomista na Irlanda do Norte. Mesmo com a ruptura de relações, o grupo afirmou que não violaria o cessar-fogo fechado em 1997.

A retomada do processo de desarmamento significaria um passo à frente depois do revés sofrido no Acordo da Sexta Feira Santa, de 1998, que fechou um período de três décadas de sangrentos conflitos entre a maioria protestante e a minoria católica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;