Economia Titulo
Mercosul prorroga prazo para diretrizes
Por Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
16/08/2005 | 08:04
Compartilhar notícia


O Mercoparts (Conselho de Fabricantes de Autopeças do Mercosul) deve prorrogar o prazo para definir uma pauta de diretrizes para o setor nos quatro países que formam o Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, segundo Paulo Butori, presidente do Sindipeças e também do Mercoparts.

"Vamos nos estruturar melhor para discutir políticas comuns que beneficiem a indústria automotiva dos quatro países. Já encomendamos um estudo detalhado dessa estrutura, que deve ficar pronto até o final deste ano", afirmou o empresário.

Segundo Butori, a idéia é especializar cada região do Mercosul em uma produção específica. "Queremos que cada país se especialize em determinados produtos, tanto autopeças como veículos, otimizando nossa capacidade e melhorando a qualidade da produção como um todo", afirmou.

Depois de definida essa pauta comum, o Mercoparts passaria a discutir suas demandas com cada governo. "A partir dessas diretrizes, vamos apresentar uma pauta detalhada aos governos do que será necessário fazer para integrar nossa indústria", afirmou.

Exportações – As exportações brasileiras, no entanto, na avaliação de Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea, só devem ganhar um impulso forte com o avanço das negociações internacionais, que por enquanto estariam "paralisadas" aguardando a rodada de negociações de Doha da OMC (Organização Mundial do Comércio), em 2006, que definirá novas diretrizes para o comércio internacional em diferentes setores.

"Já estamos vendo os efeitos dessa rodada da OMC. Nenhuma negociação de comércio exterior tem avançado sensivelmente. Todos aguardam o que será definido em Doha", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;