Economia Titulo
Próxima cúpula da Opep pode aumentar cotas do petróleo
Da AFP
29/08/2005 | 10:05
Compartilhar notícia


Diante da alta expressiva do preço do petróleo, um aumento das cotas de produção do óleo cru será uma das opções na próxima cúpula da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), afirmou nesta segunda-feira o porta-voz da organização, Abdulrahman Al-Jeraigi.

Os ministros da Opep vão se reunir no dia 19 de setembro em Viena e é "óbvio que poderão estudar um aumento das cotas, embora nenhuma decisão tenha sido adotada ainda", afirmou.

A cotação do barril de petróleo de 159 litros superou nesta segunda-feira os US$ 70 nos intercâmbios eletrônicos na Ásia. A Opep decidiu em sua última conferência de junho elevar, a partir do dia primeiro de julho, sua cota de produção em 0,5 mbd (milhão de barris diários), situando-a em 28 mbd (exceto o Iraque).

Também se reservou a possibilidade de aumentar a cota em outros 0,5 mbd antes da reunião de setembro "se os preços prosseguirem altos ou continuarem aumentando".

Em uma entrevista nesta segunda-feira à rádio BBC, o diretor de pesquisas e secretário-geral interino da Opep, Adnan Shihab-Eldin, disse que mais cedo ou mais tarde os preços do petróleo voltarão a níveis razoáveis.

"Me surpreenderia que as cotações continuem subindo", assegurou. "Há um bom fornecimento de petróleo no mercado e não há escassez".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;