Esportes Titulo
UFC retorna ao Brasil após 13 anos
Por Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
27/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Maior organização de artes marciais mistas (MMA) do mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship)  está de volta ao Brasil 13 anos após a primeira passagem. A edição 134 de hoje à noite será realizada no HSBC Arena, Rio de Janeiro, com programação repleta de astros e revelações brasileiras.

Das 12 lutas previstas entre preliminares e principais, a grande expectativa fica por conta de Anderson The Spider Silva. O supercampeão dos médios (até 84kg) detém a soberania da categoria há cinco anos e colocará o cinturão em jogo contra o japonês Yushin Okami, no compromisso principal da noite.

Invicto no UFC há 12 combates, Silva terá pela frente justamente o último atleta que o venceu, por desclassificação (chute ilegal), no evento denominado Rumble On The Rock, em 2006.

Rodrigo Minotauro Nogueira, outra referência da modalidade em território nacional, também subirá no octógono um ano e meio após extenso processo de recuperação. Mestre em finalizações (chaves ou torções que obrigam o adversário desistir), terá pela frente o norte-americano Brendan Schaub nos pesados (até 120kg).

Em busca de recuperação após perder o título dos meio-pesados para Jon Jones em março, o curitibano Maurício Shogun Rua fará revanche com Forrest Griffin, e confia na vitória para voltar a postular o posto mais alto da categoria. Na primeira disputa entre ambos, em 2007, Griffin foi mais eficiente e venceu o brasileiro com mata-leão (estrangulamento pelas costas).

A RedeTV transmite os cinco desafios do card principal ao vivo (22h). Já o Canal Combate (pay-per-view) passará todas as 12 lutas da programação na íntegra, a partir das 18h.

 

PRIMEIRA VEZ

Ainda sem as mesmas cifras astronômicas de hoje (estima-se que a marca vale mais de US$ 1 bilhão), o UFC realizou o primeiro evento no País em 1998, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo.

Na ocasião, o Ultimate Brazil foi realizado paralelamente à contagem oficial e ficou conhecido como UFC 17.5. No octógono, o destaque foi para a luta fulminante entre Vitor Belfort e o então novato Wanderlei Silva. O primeiro não deu chances ao adversário e o nocauteou em apenas 44 segundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;