Memória Titulo
Rádio, radialista, radiodifusão...

"Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) houve um investimento grande nas pesquisas pela viabilização da telegrafia sem fio...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) houve um investimento grande nas pesquisas pela viabilização da telegrafia sem fio. Do desdobramento dessas experiências, a partir dos anos 1920 surgem pesquisas que dão origem à radiodifusão, com destaque para os Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a radiodifusão ampliou-se de forma significativa."

Amara Rocha, historiadora, in Mídia e suas Fronteiras. Ou a Guerra pelas Ondas, Leituras da História, ano 1, nº 2, 2007.

* * *

Câmara Municipal de Santo André realiza hoje, às 19h, sessão solene em homenagem ao Dia do Radialista. A sessão vai se tornando tradicional. Aliás, como diz o radialista Airton Marques, da equipe de esportes da Rádio Emissora ABC, de Santo André, setembro é um belo mês; comemora-se o Dia da Imprensa (ou pelo menos se comemorava), do Árbitro Desportivo, do Rádio, do Radialista.

No Brasil, por mais de 50 anos no dia 21 de setembro se comemoravam o Dia do Radialista e o Dia do Rádio, que chegou a ser chamado de Dia do Radiodifusor e hoje é o Dia da Radiodifusão.

O Dia do Radialista passou a ser comemorado após a publicação do decreto-lei nº 2.984, de 21 de setembro de 1945, assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Em um segundo momento, os radiodifusores foram buscar na figura de Roquette Pinto o motivo para deslocar os festejos do dia 21 (juntamente com os radialistas) para a data isolada de 25 de setembro, comemorativa do aniversário do criador da primeira emissora de rádio no Brasil.

Em 2006 é oficializada uma nova data para o Dia do Radialista. A lei assinada pelo presidente Lula institui o dia 7 de novembro como o Dia do Radialista, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Mas é preciso lembrar do padre e cientista Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 1861 - 1928). Ao transmitir sem fio uma mensagem da Avenida Paulista ao bairro de Santana, em 1891, padre Landell antecipou em um ano a experiência do italiano Guglielmo Marconi.

Eram os primeiros passos da invenção do rádio como o conhecemos hoje. E quando o aparelho de rádio se popularizou, sua força preocupou os governantes. Em plena ditadura do Estado Novo, Getúlio baixou o decreto-lei 2.979, de 23 de janeiro de 1941, tornando obrigatório o registro de todos os aparelhos receptores de radiodiofusão. Os aparelhos não registrados seriam considerados clandestinos e poderiam ser apreendidos pela polícia.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 22 de setembro de 1979

Manchete - BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) centralizará financiamento dos projetos de energia

Especial - Dia da Árvore traz de volta sol e céu azul.

Mauá - Vila Macuco continua reivindicando melhorias.

Comércio - Fausto Polesi, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), assinou ontem o cheque do pagamento do contrato firmado com a Ericsson para a instalação da nova central telefônica do Serviço de Proteção ao Crédito, que compreenderá a manutenção de 128 linhas permanentes.

Polícia - Implantado esquema para diminuir roubos no Grande ABC.

Livro novo

Título: Cartas de um Nihonjin uchinanchu do Brasil

Autor: Paulo Moriassu Hijo

Lançamento: hoje.

Horário: 19h30 às 22h.

Local: Biblioteca Municipal Paul Harris.

Endereço: Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula, São Caetano.

EM 22 DE SETEMBRO DE...

1969 - Instituído o Prêmio Cinquentenário Rhodia de Medicina ao melhor trabalho científico sobre clínica médica ou cirúrgica.

HOJE

Dia da Campanha Mundial de Redução de Carros nas Ruas, Dia da Fauna, Dia do Rio Tietê, Dia da Juventude, Dia do Técnico Agropecuário, Dia dos Amantes e Dia da Banana.

SANTOS DO DIA

Emerano, Emerita, Focas, Iraides, Mauricio e companheiros e Santino, Tomas de Villanueva, Virginia e Eugenio Lyra.

ALMANAQUE

Manoel Rodrigues de Oliveira

Nascimento: Juazeiro (BA), 22 de setembro de 1937.

Vereador: 1973 a 1992.

Partidos: MDB e PMDB.

Falecimento: São Paulo, 10 de março de 1999.

Quatro legislaturas consecutivas na Câmara Municipal de Santo André. Destacou-se na área dos Parques Erasmo Assunção, João Ramalho e Capuava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;