Internacional Titulo
EUA detectaram, mas não atacaram fábricas de armas químicas
Por Das Agências
11/11/2001 | 15:18
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos identificaram mas não bombardearam locais no Afeganistão onde o fundamentalista muçulmano Osama Bin Laden supostamente prepararia armas químicas e biológicas, informa neste domingo o jornal The New York Times.

A organização Al Qaeda, de Bin Laden, pode ter produzido gás ciânico em Derunta, perto da cidade afegã de Jalalabad, diz o jornal, citando fontes oficiais americanas.

Al Qaeda utilizaria para preparar armas biológicas uma fábrica de fertilizantes em Mazar-i-Sharif. The New York Times diz que Washington teme que essa fábrica possa ter sido usada para produção de antraz.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha chegou a utilizar essa fábrica, que originalmente foi instalada para elaborar uma vacina contra o antraz.

Os funcionários se negaram a dizer a razão pela qual essas instalações não foram atacadas. O jornal especulou que Washington não dispunha de informação precisa sobre essas instalações e que um novo bombardeio a um objetivo equivocado teria provocado sérios problemas diplomáticos e políticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;