Nacional Titulo
Seminário discute armas químicas em Brasília
Das Agências
23/03/2002 | 14:59
Compartilhar notícia


A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) e o ministério da Integração Regional brasileiro inauguram esta segunda-feira, em Brasília, um seminário para debater as medidas de prevenção e resposta aos desastres ocasionados pelo uso de armas químicas.

Este Seminário Internacional sobre Defesa Civil e Proteção e Assistência Contra Armas Químicas contará com a presença do diretor-geral da Opaq, o diplomata brasileiro José Mauricio Bustani, que na sexta-feira superou a moção de censura apresentada pelos Estados Unidos. Washington pediu sua destituição alegando irregularidades em sua gestão à frente da OPAQ.

O seminário, que será realizado de 25 a 27 de março, reunirá especialistas de 25 países para debater as medidas a adotar com a utilização de agentes químicos por parte de terroristas ou do crime organizado.

Também contará com a presença de empresas nacionais e estrangeiras especializadas em equipamentos de detecção, descontaminação de armas químicas e proteção individual para expor estes produtos utilizados em casos de emergência, informou o ministério da Integração Nacional.

Paralelo ao seminário, será realizada a III Reunião Regional das Autoridades Nacionais da América Latina e Caribe, que em casa país se ocupam da aplicação das normas internacionais de controle de armas químicas e da vigilância desses arsenais tóxicos.

O Brasil conta com o sétimo parque de indústria química do mundo e tem o compromisso de não produzir substâncias proibidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;