Internacional Titulo
Ultimato russo é genocídio, dizem maes de soldados
Por Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 09:56
Compartilhar notícia


O ultimato do exército russo, exigindo a rendiçao de Grozny, ameaçando liquidar os habitantes que permanecerem na capital da Chechênia, levará a ``um genocídio do povo checheno', afirmou esta terça-feira a associaçao russa ``Maes de Soldados'.

``É uma questao que nao deveria ser decidida pelos políticos, sao os militares que lutam', declarou Maria Fedulova, uma das dirigentes desta organizaçao. ``Em 1996, quando o exército lançou seu ultimato, eu me encontrava em Grozny, e assim como os outros tentei passar por um corredor. Mas os snipers (franco-atiradores) russos disparavam contra nós. Isso pode voltar a acontecer', afirmou ela.

Durante o último conflito, o exército russo lançou um ultimato, que expirava às 08h00 de 22 de agosto de 1996, anunciando que Grozny seria devastada se os combatentes nao se rendessem. Os chechenos nao cederam e finalmente Moscou desistiu do assalto final, abrindo o caminho para uma paz negociada.

``A guerra nao terminará nem mesmo com a tomada de Grozny. A guerrilha continuará', disse a dirigente das ``Maes de Soldados'. Esta organizaçao denunciou, no atual conflito, o envio de jovens recrutas à frente de batalha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;