Cultura & Lazer Titulo
Curtas mostram reflexões sobre o 11 de setembro
Por Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
23/11/2002 | 16:21
Compartilhar notícia


Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, o produtor Alain Brigand pediu a 11 diretores conceituados que realizassem curtas-metragens para uma coletânea sobre o tema. O resultado é o longa 11 de Setembro (11’09”01 September II, Inglaterra/França, 2002), que estreou na última sexta-feira em São Paulo – e já passara pelas salas da capital, com sessões lotadas, durante a 26ª Mostra de Cinema BR.

Todos os realizadores tiveram liberdade artística para refletir sobre a tragédia, obedecendo somente à duração de cada episódio: 11 minutos, nove segundos e um fotograma, ou 1109”01. São eles: Alejandro González Iñarritu, Amos Gitaï, Claude Lelouch, Danis Tanovic, Idrissa Ouedraogo, Ken Loach, Mira Nair, Samira Makhmalbaf, Sean Penn, Shoei Imamura e Youssef Chahine.

Uma das passagens mais interessantes é a visão de Sean Penn. Ele evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres do World Trade Center, em Nova York, que desabaram com o choque dos dois aviões. Loach também surpreende: ele recorda que Salvador Allende foi deposto do governo chileno na mesma data, só que no ano de 1973.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;