De olho no transito Titulo
Cuide-se no Carnaval

Hoje o pessoal começa a se animar e entrar no ritmo do Carnaval. Sai ano, entra ano e me preocupo em reforçar a importância

Por Cristina Baddini
12/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje o pessoal começa a se animar e entrar no ritmo do Carnaval. Sai ano, entra ano e me preocupo em reforçar a importância do cuidado nesta época. Não que as pessoas devam se cuidar apenas no Carnaval, mas parece que a festa suscita em muita gente a ideia de mais diversão, de mais ousadia e, infelizmente, de menos responsabilidade.
Talvez em parte pelo espírito da festa, talvez pelo efeito libertador do excesso de álcool ou uso de outras substâncias, o que se vê por aí é muita gente se arriscando pelas ruas e estradas. O sentido de liberdade do Carnaval é perigoso também porque muita gente quando viaja para se libertar da rotina do dia a dia não tem a atenção redobrada nas rodovias e o número de veículos está intensificado a partir de hoje.

Riscos
Tudo que não queremos são porres homéricos, ressaca física e moral, perdas e muita apreensão na Quarta-feira de Cinzas. Será que precisa ser assim? É claro que não! Dá para brincar e se divertir muito sem abrir mão de um mínimo de autocontrole. Evite excessos, saber a hora de parar, pedir ajuda de quem está sóbrio e jamais dirigir cansado. Em hipótese alguma beber e dirigir. Também não aceite carona com amigos que tenham ingerido álcool.
Atenção redobrada nas rodovias. Respeite o limite de velocidade da via em que trafega e, é claro, use o cinto de segurança. Importante - os passageiros do banco traseiro também devem usar o cinto. Este cinto que quase ninguém usa pode fazer muita diferença no caso de algum acidente. Imagine um veículo se deslocando a 60 km/h batendo de frente contra um muro e transportando um passageiro que pesa 60 kg. No momento da batida, o carro para quase instantaneamente, mas as pessoas dentro dele não. Por causa da velocidade, o corpo da pessoa continuará a viagem pesando quase uma tonelada. Pois é a dura realidade. Portanto, vamos afivelar os cintos.
Cuidado também com os problemas na pista por conta das chuvas que aconteceram neste período. Faça um planejamento prévio da distância que pretende percorrer, programando os pontos de parada e de abastecimento para evitar surpresas.
Todos os anos milhares de pessoas ficam presas em engarrafamentos-monstros de Carnaval. Planeje bem os horários da viagem, pois acredito que ninguém curte se envolver em engarrafamentos de oito horas para chegar ou voltar no feriado. Arrume bem a bagagem, pois muitas vezes os perigos podem estar dentro do próprio automóvel. Evite transportar objetos em condições que impeçam ou dificultem a visão do motorista no retrovisor.

Não curte este clima?
Então esta época do ano é simplesmente perfeita para você. ‘O Carnaval é a melhor época do ano para fugir do Carnaval'. Se o seu negócio é fugir do burburinho então aproveite o período para se exercitar, caminhar ou pedalar. O prazer de pedalar, andar ao ar livre absorvendo sol e aproveitando a liberdade de ir e vir são boas propostas para quem curte um pouco de paz nos dias mais agitados do Carnaval. Aproveite a cidade que esta mais vazia.
Enfim, pode se fantasiar, assistir os desfiles, desfilar pelas ruas das cidades ou descansar apenas. Só não pode entrar para as tristes estatísticas de acidentes do Carnaval. Bom Carnaval!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;