Esportes Titulo
Azulão quer verba
federal em estádio
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
18/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Embora não esteja na lista das 145 cidades candidatas a subsede na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, São Caetano deve correr atrás de recursos para retomar as reformas do Estádio Anacleto Campanella. Foi o que afirmou ontem o presidente do clube, Nairo Ferreira de Souza.

O dirigente disse que em recente reunião com o secretário de Esportes, Gilberto Costa, ficou acertado que o município tentará obter recursos do Ministério do Esporte para bancar as obras.

"Assim que assumiu a secretaria, o Gilberto nos chamou para falar do estádio. Ficamos de marcar reunião com o ministro (Orlando Silva) para tentar os recursos, não só para o Anacleto, mas para outros campos da cidade que também precisam de cuidados", disse Nairo.

Procurado, Costa disse que não podia atender porque estava em reunião e pediu para que a equipe do Diário o procurasse novamente, só que não atendeu mais as ligações nem retornou as chamadas.

Ainda não há previsão para o encontro com o ministro, em Brasília.

O estádio tem aspecto de abandono. Tomada pela ferrugem, a arquibancada amarela está interditada há quatro anos, e o antigo prédio da imprensa, desativado desde o confronto entre o Azulão e o Palmeiras, no Paulista de 2009, apresenta infiltrações e rachaduras. Somente a parte térrea ainda é usada para entrevistas coletivas após as partidas.

Em entrevista ao Diário no ano passado, o então secretário de Esportes e Turismo, Mário Chekin, disse que o custo da reforma girava em torno de R$ 2 milhões e que a Prefeitura pensava em constituir PPP (Parceria Público-Privada) para angariar os recursos.

Uma das contrapartidas estudadas pela Prefeitura era permitir que quem bancasse as reformas explorasse o local por meio de placas publicitárias.

Por conta das irregularidades, vez ou outra o estádio é interditado. Em 2010, o clube teve de mandar os dois primeiros jogos da Série B no Canindé por causa do atraso para providenciar os documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.

O Anacleto Campanella tem capacidade para 15 mil pessoas, mas o espaço foi reduzido para 10 mil por causa da interdição da arquibancada amarela. Em 2008, o estádio passou por minirreforma. Na época, a Prefeitura refez a arquibancada vermelha e a estrutura de concreto da marquise das cadeiras cobertas e transferiu para aquele setor as cabines de imprensa.

São Caetano traz mais três reforços para a Série B

A campanha irregular no Campeonato Paulista - chegou a frequentar a zona de rebaixamento nas primeiras rodadas - levou o São Caetano a agir rápido na busca de reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro. Além do zagueiro Eli Sabiá e do atacante Nunes, contratados no início do mês, foram apresentados o atacante Geovane (ex-Mogi Mirim), o lateral-esquerdo Diego (ex-Mirassol) e o meia Allan, que estava no Santo André.

Embora tenha passado apuros no início do Paulistão e se classificado para a disputa do Torneio do Interior, o São Caetano deu mostras, sobretudo no setor ofensivo, de que precisa melhorar bastante para sair da fila do acesso. É o quinto ano seguido que o clube tenta voltar à elite do Brasileiro.

O time teve um dos piores desempenhos ofensivos no Estadual. Marcou apenas 22 gols em 19 jogos. A marca só não foi pior por causa da goleada aplicada no São Bernardo por 6 a 1, em casa, na 16ª rodada.

Apesar da baixa performance ofensiva, o recém-contratado técnico Márcio Goiano aposta no bom desempenho de Nunes e Eduardo. Este último foi artilheiro do time no Paulista do ano passado com dez gols, dois a mais que neste ano.

Vice-campeão paulista com o Santo André em 2010, Nunes marcou apenas quatro gols. Nesta temporada fez só um, antes de ser dispensado durante o torneio.

Embora já estivesse treinando com os demais, Allan deveria assinar contrato com o Azulão anteontem. O atleta ficou seis meses no Santo André. Fez apenas sete jogos em 2010, na Série B do Brasileiro, e caiu com o time para a Série C.

Será a terceira vez que Allan disputa a Segundona do Nacional. Além do Ramalhão, já havia vestido a camisa do Guaratinguetá, que se transferiu no ano passado para Americana e usa o nome da cidade.

Atualmente com 22 anos, Allan iniciou a carreira no São Paulo e, na ocasião, teve como companheiro de clube o zagueiro Breno, hoje no Bayern de Munique (Alemanha).

Após deixar o Tricolor, o atleta passou pelo Ituano e Volta Redonda antes de defender o Guaratinguetá e o Santo André.

O Azulão contratou o lateral Diego e o atacante Geovane por causa do desempenho de ambos no Paulistão, respectivamente no Mirassol e no Mogi Mirim.

Geovane estava no Mogi desde o início do ano passado. Na ocasião, fez nove gols no Paulistão e neste ano, apenas três. Ele começou a carreira no Vitória de Santo Antão (PE) e já passou por América-RN e Daegu FC, da Coréia do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;