Nacional Titulo
Dia Mundial do Meio Ambiente é dedicado ao futuro da Terra
Do Diário do Grande ABC
04/06/1999 | 12:05
Compartilhar notícia


O Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado este sábado por uma centena de países, está consagrado este ano às ameaças que pesam sobre o futuro do Planeta Terra.  

O slogan escolhido pelas Naçoes Unidas é ``A Terra é nosso futuro, vamos salvá-la!', com o objetico de que ``todos renovem seu compromisso de proteger e respeitar o planeta em que vivemos'.  

``Apesar de a proteçao da Terra ser considerada uma grande causa, continuamos usando e abusando do meio ambiente', declarou o secretário general da ONU, Kofi Annan, em uma mensagem publicada por ocasiao deste dia.   

``Todos os dias deveriam ser Dia Mundial do Meio Ambiente, já que todas as atividades do homem afetam a Terra e o estado da Terra afeta a todos', observou o secretário geral, afirmando que a ONU ``assume seriamente suas responsabilidades em relaçao ao nosso planeta'.  

``Podemos lutar contra a fome, a doença, a pobreza, a poluiçao do ar e da água, a degraçao dos solos, o burcado da camada de ozônio, e todos os demais problemas do meio ambiente, mas temos que fazê-lo já se quisermos solucioná-los', estimou, por sua parte, Klaus Toepfer, diretor executivo do Programa das Naçoes Unidas para o Meio Ambiente (PNUE).  

Toepfer descreveu um mundo em que a populaçao cresce perigosamente (800 milhoes de pessoas a mais nos próximos dez anos) e se concentra cada vez mais nas cidades (50%, contra 10% há um século), no qual a água é cada vez mais dispuada, os bosques tropicais estao ameaçados (11 milhoes de hectares destruídos a cada ano), as espécies desaparecerem 5.000 vezes mais rapidamente que seu ritmo natural de extinçao, no qual substâncias químicas afetam um número crescente de pessoas, onde 350 milhoes de toneladas de dejetos perigosos sao produzidos anualmente.  

Acrescentou que, já que o consumo mundial de energia ``aumentará consideravelmente', se produzirá uma alta de emissoes de dióxido de carbono (CO2) ``de 30% a 40% até o ano 2010', quando os países se comprometeram em reduzir em 5% as emissoes desse gás dentro do protocolo de Kyoto sobre o efeito estufa.  

Toepfer defende ``novos modos de industrializaçao baseados em energias renováveis e na reutilizaçao e reciclagem contínua dos materiais'.  

Anfitriao deste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Japao organizou uma conferência internacional sobre a responsabilidade compartilhada da comunidade internacional na proteçao do meio ambiente.  

Em 1998, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi consagrado à proteçao dos mares e dos oceanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;