Nacional Titulo
Portugueses foram enterrados vivos, conclui IML
Por Do Diário OnLine
26/08/2001 | 16:17
Compartilhar notícia


Os seis portugueses assassinados no dia 12 de agosto em Fortaleza, foram enterrados vivos, segundo laudo do Insituto Médico Legal (IML) do Ceará divulgado na noite deste sábado pelo médico-legista Francisco Simão, diretor técnico-científico da Segurança Pública do Estado do Ceará. Após serem enterrados, os portugueses demoraram de três a cinco minutos para morrerem asfixiados, segundo conclusões do laudo.

De acordo com o médico, dois portugueses foram mortos a tiros os outros quatro, espancados. No entanto, ele afirma que todos foram enterrados vivos. “Todos, porém, ainda estavam vivos quando foram empilhados e enterrados em uma mesma cova na cozinha da barraca", disse Simão.

As fotografias dos corpos tiradas por peritos do IML comprovam materialmente a informação. "Três deles estavam manietados (com as mãos atadas) com panos e um conseguiu se soltar , o que mostra a tensão vivida antes da morte", conclui o médico.

"Todos tinham lesões e todos sofreram um processo de asfixia mecânica pela presença volumosa de areia na traquéia e brônquios pulmonares. Isso só é possível quando se está ainda respirando. Se você não tivesse movimentos respiratórios, a areia chegaria no máximo até o nariz", afirmou o legista.

O médico-legista acredita que todos os empresários foram executados na madrugada de domingo, 12 de agosto, logo após terem desembarcado em Fortaleza. Ele ainda aguarda informações de Portugal para poder concluir o exame de identificação dos cadáveres. A liberação dos corpos deve acontecer dentro de sete a dez dias.

Nova prisão — A polícia prendeu neste domingo mais um acusado de participação no assassinato. Manoel Lourenço Cavalcanti é cunhado de Luís Miguel Militão Guerreiro, que confessou ter planejado o crime na noite deste sábado.

Paz — Na manhã deste domingo foi realizado um ato ecumênico em frente à boate Vela Latina, na Praia do Futuro, onde os portugueses foram assassinados. O ato foi promovido pela Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV).

Na partida entre Fortaleza x CRB, pela Série B do Campeonato Brasileiro, os jogadores irão prestar um minuto de silêncio em homenagem aos portugueses. O time do Fortaleza deve entrar em campo com uma tarja preta na camisa, simbolizando o luto da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;