Memória Titulo Memória
Eleições extras

Para efeito desta série a que se propõe a página Memória, é importante dizer que no início da República não havia a posse automática dos suplentes, em caso de renúncia ou morte do titular. A legislação determinava a realização de nova eleição para escolher o substituto do renunciante

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/11/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


LEGISLAÇÃO

Na região ocorreram várias eleições individuais nos triênios das eleições gerais. Se fôssemos contabilizar todas essas eleições extras, o número de pleitos seria maior que o total de 43 informado.

Um exemplo: no triênio 1904 – 1905 – 1906 o major Cesário do Nascimento renunciou em 1º de agosto de 1905, optando pelo cargo de primeiro suplente do juiz federal no município. Para o seu lugar foi eleito o alferes José Anibal Colleoni, segundo apuração de votos da eleição extra realizada a 25 de outubro de 1905.

O renunciante Cesário do Nascimento era o vice-presidente da Câmara de São Bernardo (o presidente era o coronel Oliveira Lima). Neste caso, internamente, os vereadores elegeram José D’Angelo ao posto ocupado por Nascimento.

José D’Angelo também renunciou ao mandato e em seu lugar foi eleito o capitão Manoel da Costa Marques, negociante da Estação Rio Grande (hoje Rio Grande da Serra), em nova eleição extra.

O triênio seria encerrado com um terceiro nome na vice-presidência da Câmara, Carlos Prugner. O intendente vira prefeito. A novidade dos dois turnos.

Paranapiacaba vai votar
31 – As eleições eram rotina, mas a democracia saía sempre ofuscada pelos comentários constantes de fraude. Este clima de desconfiança pode ser percebido até mesmo nas atas oficias da Câmara.
32 – Há registro de 15 de setembro de 1905 segundo o qual Saladino Franco interpôs recurso na qualificação eleitoral do município. O intendente José Luiz Flaquer foi obrigado a contratar o advogado Gustavo Pacca (pagando 300 mil réis) para seguir todo o processo até o Tribunal de Justiça.
33 – As eleições para o triênio 1908–1910 foram realizadas a 14 de dezembro de 1907, com base na nova legislação (lei 956, de 1905; decreto 1411, de 1906).
34 – O intendente passava a se chamar prefeito; o município ganhava dois subprefeitos; surgia a novidade dos dois turnos.
35 – Outra inovação para a escolha dos vereadores à sexta legislatura foi a criação da quarta seção eleitoral na região, na sala 1, pavimento térreo, da escola pública do sexo masculino do Distrito de Paz de Paranapiacaba, com 157 eleitores.
36 – O Distrito de Paz de Paranapiacaba foi criado pela lei estadual 1.098, de 5 de novembro de 1907.
37 – José Luiz Flaquer continuava a ser o homem forte da política da região. Em 5 de agosto de 1909 foi indicado o representante do município de São Bernardo junto à convenção nacional do Partido Republicano, realizada no Rio de Janeiro.
38 – Na convenção foi lançada a candidatura de Ruy Barbosa à Presidência da República, em oposição ao marechal Hermes Rodrigues da Fonseca.
39 – Ruy Barbosa lançou a Campanha Civilista, mas perdeu para Hermes, eleito ao quadriênio 1910–14.
40 – Internamente, somente em 1908 a luz elétrica chegava à região, substituindo a iluminação a petróleo. Foram instaladas pela S. Paulo Tramway Light and Power Company Limited 70 lâmpadas elétricas na Vila de São Bernardo e 80 na Estação (hoje Santo André). Mauá, então com o nome de Pilar, ganhava nove lampiões a petróleo.

Diário há meio século
Terça-feira, 17 de novembro de 1970 – ano 13, edição 1386
Manchete – Quem ganhou? (as eleições legislativas). Na apuração aparece o nome de Cabeção, personagem da novela Irmãos Coragem, “com votação expressiva”.
As apurações ocorrem no Ginásio Pedro Dell’Antonia (em Santo André), Volkswagen Clube (São Bernardo) e Ginásio de Esportes de Mauá.
Editorial – Por que todos esses votos nulos?
Nos bastidores (Eduardo Camargo) – Está provado: o eleitor ainda não sabe votar.
Santo André – Começa a campanha de vacinação Sabin.
Estradas – Gilmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão da Seleção Brasileira, sofre acidente no km 13 da Via Anchieta.

Em 17 de novembro de...
1924 – Alberto Blumer, antigo inspetor da Companhia Inglesa no Alto da Serra (Paranapiacaba) exonerou-se do cargo, fixando residência no Interior do Estado.
? A fábrica Scarpa (Ipiranguinha), de Santo André, ofereceu um baile aos seus operários.
1935 – Roberto Bottacin nasce em Ribeirão Pires. Deixa vários livros publicados e centenas de entrevistas e reportagens em que questiona usos e costumes. Graças a ele, a Prefeitura de Ribeirão Pires aposentou a mula Menina, do próprio municipal.
1960 – A Sociedade Amigos da Música de Santo André promove recital de piano com Armida Valeri, Elza Trindade Tondim Rosa e Helena Machado no Primeiro de Maio FC.
1965 – Prefeito de Hamburgo, Alemanha, Edgard Engelhard visita a Mercedes-Benz, em São Bernardo.
1970 – A Faculdade de Teologia vira instituto, diversifica cursos universitários e planta semente da atual Universidade Metodista do Estado de São Paulo (Umesp).

Hoje
- Dia Nacional de Combate à Tuberculose
- Dia Internacional do Estudante
- Dia da Criatividade

Santos do dia
SABEL (Hungria, 1207 - 1231). Ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e se dedicou à vida de religião e à assistência aos leprosos no hospital que ela própria havia construído.
ROQUE GONZALEZ (Paraguai, 1576-1628). Missionário da Companhia de Jesus. Passou a vida a serviço dos índios em regiões do seu país, Argentina, Uruguai, Brasil e Bolívia.

Município paulista
Hoje é o aniversário de Bálsamo. Elevado a município em 1954, quando se separa de Mirassol.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;