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Calor eleva em 50% vendas em distribuidoras de água


Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC

21/02/2010 | 07:00


As altas temperaturas não animam apenas a população, mas também deixam os donos de distribuidoras de água engarrafada rindo à toa. Entre janeiro e fevereiro algumas das empresas que atuam na região contabilizam alta nas vendas de até 50%. Segundo a Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral), no Estado de São Paulo, o consumo da bebida está 10% maior do que no ano passado.

A distribuidora Diságua, localizada em Santo André, está comercializando cerca de 60 mil galões de 20 litros por mês em todo o Grande ABC e em alguns bairros da Capital. Segundo o assistente administrativo André Luis Correa, o volume de vendas aumentou cerca de 50%.

"Entregamos por volta de 2.000 vasilhames todos os dias, sendo que o de 20 litros é o mais consumido nas residências", diz. As empresas costumam solicitar mais garrafas de 1,5 litro e de dez litros.

Os carros e motos da Tele Água, de Mauá, praticamente não param durante o dia. O estabelecimento distribuiu a média de 60 mil litros de água mineral em janeiro. E, ao que tudo indica, segundo o sócio José Edinildo de Souza, o ritmo será mantido neste mês. "Até a primeira quinzena deste mês registramos alta de 45%", contabiliza.

Ele relata que a indústria está com a produção em dia, entretanto, em alguns momentos a distribuição falha por causa da grande quantidade de pedidos.

SAZONALIDADE - De acordo com Cesar Orlandi Filho, sócio-proprietário da Água Azul ABC, de São Bernardo, a comercialização fica aquecida entre outubro e março. "Ao contrário do que muitos pensam o consumo não cai no inverno, apenas estabiliza", explica.

Orlandi Filho endossa que este, por enquanto, é um ano atípico e, devido às altas temperaturas, o desempenho da empresa está 30% superior em comparação ao mesmo período de 2009.

Diferentemente das demais distribuidoras ouvidas pelo Diário, o forte da Água Azul são os pacotes com garrafas de 500 ml até seis litros. Seus principais clientes são comerciantes, bancos, hospitais e faculdades. Para o consumidor final a maior saída é de água mineral em galão com 20 litros.



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