Setecidades Titulo Coluna
O adeus do artilheiro do Madureira

JOSÉ GIOLO NETO (*) * Lupércio, São Paulo, 6-7-1947 + Arceburgo, Minas Gerais, 24-10-2020

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/11/2020 | 00:02
Compartilhar notícia


Giolo gostava tanto de esportes que ao formar seu sítio, numa fazenda de Arceburgo, antes de construir a casa abriu um campo de futebol e criou um time com o nome da fazenda, Flamboyant. Era 1995.

Sítio em Minas, escritório de contabilidade no bairro Baeta Neves, com seguidas viagens entre as duas cidades. Acabaria por se fixar no Interior, com os filhos tocando o escritório em São Bernardo.

A história de vida de Giolo é ligada a São Bernardo e Arceburgo, esta a cidade dos seus avós, imigrantes italianos. Quando seu pai, Fortunato, veio para São Bernardo, ele tinha de 4 para 5 anos e a família morou no km 18 da Via Anchieta – Sr. Fortunato, com um caminhão, transportava lenha e num segundo momento comprou um lote de terreno na Vila Baeta Neves, onde a família se fixou. 

Giolo estudou em São Bernardo. Foi centroavante do Madureira da Vila Baeta, clássico e rompedor ao mesmo tempo. E jogou para vários outros times, como o da indústria Resana, que durante algum tempo mandou seus jogos, aos sábados, no Baeta.

Em 1972 foi eleito vereador. Em 1976, novamente candidato, ficou na suplência, assumindo posteriormente. Formou-se em contabilidade e direito. E o futebol o levou a ser coordenador de Esportes e depois secretário de Esportes e Turismo em São Bernardo.

Em Arceburgo, também foi secretário municipal, na área de Meio Ambiente, e diretor de Esportes.

José Giolo Neto parte aos 73 anos. Filho de Fortunato Giolo e Cândida Belarmino Giolo, era casado com Aparecida Siqueira Giolo. Deixa a mulher, os filhos José Giolo Filho (o Tico), as filhas Úrsula e Giovana, e os netos Bárbara, Camila, Gabriela, Giulia e Pietro. Foi sepultado em Arceburgo, cuja prefeitura decretou luto de três dias em sua homenagem.

(*) Colaborou: Raphael Rocha, Editor de Política.

Na edição de 24 de setembro de 1950, apenas uma semana após a inauguração da TV Tupi, o diário paulistano Jornal de Notícias trazia matéria informando que, em Santo André, a Cemes Rádio Técnica, estabelecida à Rua Senador Flaquer, 16-22, era “a primeira firma a lançar aparelhos de rádio-televisão no município”.

A informação seria, anos após, confirmada em depoimento prestado por um antigo comerciante da cidade, Sadalla Melhen, que em 1943 havia aberto uma loja de tecidos chamada Sedanossa. 

Depoimento do saudoso Sr. Sadalla: 

Meu vizinho era o Sr. Eduardo de Castro, dono da Cemes Rádio Técnica. Ele instalou o primeiro aparelho de TV aqui em Santo André. 

Quando a TV Tupi iniciou as primeiras transmissões o Sr. Eduardo colocou, na frente da loja, um aparelho de TV e todo dia juntava muita gente para acompanhar a programação. 

Na Cemes comprei meu primeiro televisor, dias após a inauguração da Tupi, e que o Eduardo tinha ido buscar nos Estados Unidos. Meus parentes e amigos iam à minha casa para assistir.

Diário há meio século

Quarta-feira, 4 de novembro de 1970 – ano 13, edição 1375 

Manchete – Continuam as prisões em todo o Brasil. São centenas 

Diz o governo militar que as prisões são preventivas contra possíveis manifestações que poderiam ocorrer durante aquela semana, devido ao aniversário de morte do líder esquerdista Carlos Marighella.

No Rio de Janeiro são detidos os jornalistas Paulo Francis, Carlos Heitor Cony, Joel Silveira e Luiz Carlos Maciel.

Também são presos o cartunista Ziraldo, o maestro Erlon Chaves e o cantor Fábio, o melhor intérprete do Festival Internacional da Canção.

Apreendidos materiais do jornal alternativo o Pasquim.

Variedades – O Gran Circo Norte-Americano encerrava temporada em São Bernardo e rumava para Minas Gerais.

Em 4 de novembro de...

1920 – Acidente na partida do aviador Edu Chaves rumo a Buenos Aires, com escala prevista em Porto Alegre. 

O bimotor ‘São Paulo’ não vence as colinas em torno do aeroporto de Guapira, na Zona Norte de São Paulo. 

O piloto faz aterrissagem forçada e o aeroplano fica completamente inutilizado. 

Edu Chaves e o mecânico Roberto Thiry escapam feridos e sobrevivem para novas aventuras.


Município Paulista 

Hoje é o aniversário de São Carlos. Elevado a vila em 1865, quando se separa de Araraquara; e de São Sebastião da Grama. Elevado a município em 1925, quando se separa de São José do Rio Pardo

Lei estadual cria o município de Quatá, na comarca de Assis, terra natal do saudoso jornalista e advogado Valdenízio Petrolli.


Hoje 

Dia do Inventor

Santos do dia

CARLOS BORROMEU (Arona, Lombardia, Itália 1538-1584). Foi arcebispo de Milão. Criou seminários e institutos para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de ‘pai dos pobres’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;