Economia Titulo
País deveria preferir a OCDE à Opep, diz secretário-geral
Por
21/11/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


O secretário-geral da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Angel Guria, insinua que o Brasil deveria pensar mais em aderir à sua entidade que à Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo).

“Devemos lembrar que há anos o México é um exportador de petróleo. E nem por isso optou pela Opep. Hoje, é parte da OCDE”, comentou Guria, que já ocupou cargos ministeriais no México.

No início do ano, o governo brasileiro foi convidado a aderir à OCDE, mas acabou recusando a oferta depois de uma detalhada avaliação do Planalto sobre as vantagens e os prejuízos de ser identificado como parte do grupo dos países ricos. Um dos temores do governo é de que seus status de país em desenvolvimento poderia ser questionado, assim como sua liderança do grupo dos emergentes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;