Internacional Titulo
Para imprensa dos EUA, Otan venceu a Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
04/06/1999 | 13:08
Compartilhar notícia


A imprensa norte-americana apresentou nesta sexta como uma vitória da Otan o acordo aceito nesta quinta pelas autoridades iugoslavas, apesar de se manter cautelosa em seus editoriais.  

``A Iugoslávia se submete às exigências da Otan', afirmou o Washington Post em sua primeira página, na qual publicou uma foto do chanceler alemao, Gerhard Schroeder, abraçando Ahtisaari.  

O jornal acrescentou que existe certa ``surpresa' na equipe do presidente Bill Clinton ``pelo rápido desenlace' da crise.  

O New York Times também dedicou manchetes vitoriosas ao acordo, mas destacou que Clinton e sua equipe se mantém prudentes e céticos quanto ao fato de Milosevic respetar o acordo.  

Depois de dez semanas de bombardeios e de críticas à política de Clinton, na Casa Branca existe ``um profundo sentimento de alívio', explica o New York Times.  

Em seu editorial, o jornal nova-iorquino afirma que, ``salvo o fato de Slobodan Milosevic estar fazendo jogadas diplomáticas, acabou a guerra da Iugoslávia'.  

O Los Angeles Times também publicou na primeira página a foto do abraço de Schroeder e Ahtisaari, e outra de Milosevic com cara de poucos amigos.

  Por sua parte, o Wall Street Journal destacou que Slobodan Milosevic deu para trás ``depois de 72 dias de bombardeios e somente quatro horas de negociaçoes'.  ``Isto tem o aspecto de uma vitória para o presidente Clinton', afirma o jornal. ``O êxito da Otan é real e substancial'.  No entanto, ``ninguém vai estourar champanhe até os militares, policiais e paramilitares sérvios saírem de Kosovo', concluiu o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;