Memória Titulo
Rino Tomei e o São Caetano EC: o reencontro

A companhem no Diário On-Line que entra no ar hoje um reencontro emocionante: Rino Tomei, 82 anos, craque histórico, retorna ao clube...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A companhem no Diário On-Line que entra no ar hoje um reencontro emocionante: Rino Tomei, 82 anos, craque histórico, retorna ao clube que defendeu, o São Caetano EC, fundado em 1914 e que não é o Azulão.

Relembrando: titular do Juvenil e Esporte do São Caetano entre os anos 1940 e 1950, Rino havia perdido contato com o clube. Quando Memória tornou a história pública, dois presidentes nos procuraram e promoveram o reencontro: Gilberto Gil Serrano, presidente atual do São Caetano EC, e Narciso Ferrari, presidente de honra do clube.

O reencontro foi em 12 de agosto. Representantes da diretoria e do Conselho Superior do São Caetano estiveram presentes. Jogadores do clube de várias gerações também, entre os quais Felício Beloni, que fez ala com Rino há 60 anos.

Franer Natera Gonçalves, diretor do São Caetano, tirou fotos e as encaminhou à Memória. Rino ganhou um livro e camisa do São Caetano. E o cineasta Atílio Santarelli levou imagens históricas de um jogo do São Caetano EC em seu antigo campo da Rua Paraíba.

O filme dos anos 1950 que Santarelli preserva é fantástico. Aparecem jogadores adentrando o campo e disputando jogadas, com a torcida, entusiasmada, acompanhando cada lance. É a própria volta ao passado do futebol de São Caetano. Cenas do filme ilustram a reportagem que está no Diário On-Line.

IDA-E-VOLTA - Antonio Rioto, que descobriu Rino Tomei em Santo André, está acertando dois jogos entre os Veteranos do Aramaçan e os Veteranos do São Caetano. Jogo de ida-e-volta que reviverá os derbys do passado entre os ceboleiros (Santo André) e tijoleiros (São Caetano). Rino e Beloni jogarão e levarão aos gramados a sua experiência de mais de 80 anos cada um. Memória promete acompanhar.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 13: Reencontro no São Caetano EC. Entrevistados: Rino Tomei, Felício Beloni, Gilberto Gil Serrano, Narciso Ferrari e Antonio Rioto. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

EM 11 DE SETEMBRO DE...

1609 - Explorador Henry Hudson descobre a ilha de Manhattan, em Nova York.

1939 - Dom Nelson Westrupp nasce em São Luiz, município de Imaruí (SC). Desde 29 de novembro de 2003 é bispo diocesano de Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1989 - Aberto em Diadema, na Biblioteca Municipal, o 6º ciclo de palestras sobre os 100 anos de emancipação do Grande ABC, iniciativa do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 11 de setembro de 1979

Manchete - Inflação não poderá ser contida a curto prazo, diz Delfim (Neto, ministro do Planejamento).

Editorial - Depois da abertura, a constituição democrática.

Santo André - A Rua Campos Sales apresentou-se ontem totalmente congestionada.

Diadema - Prefeitura fecha indústria Monitra por causa de poluição.

Mauá - Moradores protestam contra abandono da Rua Havana, no Parque das Américas.

Futebol - Jogos de domingo da Intermediária envolvendo equipes do ABC: no Estádio Bruno José Daniel, Santo André 2, Nacional 1; em Jundiaí, Paulista 1, Aliança, de São Bernardo, 1.

TV - Sergio Mamberti, o primeiro superbandido da TV, conforme entrevista do jornalista Mauricio Milani.

Polícia - Ex-empregado planeja assalto: preso após roubar 600 mil da firma Brastemp, em São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Itapuí é elevado a município em 11 de setembro de 1913, quando se separa de Jaú. O nome significa Bica de pedra: (ita = pedra; pu = barulhento; y = água).

Marabá Paulista torna-se município em 1954, ao se separar de Presidente Venceslau.

HOJE

Dia do Árbitro Esportivo e Dia da Lei da Imprensa.

SANTOS DO DIA

Dídimo, Diomedes e João Gabriel.

João Gabriel Perboyre (1802-1840), sacerdote francês, foi enviado à China e ali perseguido e crucificado.

ALMANAQUE

Nicola Tortorelli

Nascimento: Caconde (SP), 11 de setembro de 1913.

Vereador: 1948 a 1951.

Partido: PTN.

Falecimento: Santo André, 2 de outubro de 2002.

Professor e jornalista. Fez carreira no Magistério Público e alcançou o cargo de delegado de Ensino. Fundador das Academias de Letras da Grande São Paulo e da Região do ABC, com vários livros publicados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;