Memória Titulo
Theobaldo Coppini. Batateiro, craque e cidadão

Batateiro porque nasceu em São Bernardo, terra dos seus pais, descendente paterno e materno de imigrantes italianos ...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Batateiro porque nasceu em São Bernardo, terra dos seus pais, descendente paterno e materno de imigrantes italianos que inauguraram o Núcleo Colonial de São Bernardo, em 1877.

Craque porque era um excelente futebolista. O craque do Palestra local, desde as categorias infantil e juvenil. O que pensava o jogo, ao lado do amigo Felipe Cheidde.

Cidadão porque emprestou oito anos de sua vida, entre os governos Lauro, Hygino e Pinotti, à Comissão Municipal de Esportes (a antiga CME), num trabalho voluntário e eficiente. E sem favorecimentos. "Ele era capaz de bater a porta na cara do Lauro Gomes", rememora seu irmão caçula, Nei Coppini.

Cyro Cassettari lembra que Theobaldo Coppini aceitou com prazer convite para presidir a CME. Ao final do primeiro mês, foi procurado para receber o salário. Espantou-se: "Não quero ganhar nada, quero apenas contribuir com o esporte da minha cidade".

Continuou no ofício de funcionário na empresa em que trabalhava, a Brastemp. Deixava o serviço às 15h e dirigia-se à CME, ali permanecendo até às 23h. E sem nada receber financeiramente, o que é um exemplo talvez único na história da municipalidade são-bernardense.

Theobaldo Coppini estava internado no Hospital Assunção e faleceu segunda-feira, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério de Vila Euclides. A Vila de São Bernardo em peso esteve presente ao último adeus a Theobaldo, em especial os "meninos do Nandinho", em referência aos jogadores do Infantil e depois Juvenil do Palestra orientados por João Mariano de Campos, o Nandinho, numa história que completa 60 anos. Theobaldo era o capitão da equipe.

Linha do Tempo

Nascimento: São Bernardo, 5 de abril de 1936.

Pais: André Rosa Coppini e Olga Boralli Coppini.

Irmãos: Odoilson e Adilson Sidnei (o Nei).

Mulher e filhos: Didi Bellinghausen e Roberto, Ricardo e Renato.

Falecimento: São Bernardo, 9 de fevereiro de 2009.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 13 de fevereiro de 1979

Especial - Como o operário deve participar da vida pública. Mesa-redonda realizada no Diário sobre a idéia de criação do Partido dos Trabalhadores (segunda parte).

Lula: "Se eu, como representante de um grupo de trabalhadores, não falar, quem vai falar por esse trabalhador?"

Fernando Morais, deputado estadual (MDB): "Não creio que passar a mão numa metralhadora seja hoje a solução para os problemas."

Almino Afonso: "Um partido popular, que aponte para o horizonte socialista."

Fernando Henrique: "Muitos de nós não estávamos no MDB, até pouco tempo, e estávamos minando o regime."

Lincoln Grillo: "Partido não se cria com conversa fiada. Partido se cria lutando e arranjando adepto."

Editorial - Apreender menores soltos não é a solução

Solidariedade - Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) está promovendo campanha pró-flagelados das enchentes.

 EM 13 DE FEVEREIRO DE...

1934 - Nascimento de Terezinha Nardi, a irmã Maristela, da turma original de normalistas do Colégio de São José, em São Bernardo, formada em 1958.

1938 - Fundada, oficialmente, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

1954 - Fundada a Associação Beneficente Recreativa Cofap, com sede social na Rua Coronel Oliveira Lima em Santo André.

HOJE

Dia do Ministério Público Estadual.

SANTOS DO DIA

Benigno, Catarina de Ricci, Ermelinda e Estevão de Rieti.

Catarina de Ricci. Dirigiu a Ordem dominicana. Faleceu na Itália em 1590.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;