Internacional Titulo
Fazendeiros brancos abandonam Zimbábue antes das eleiçoes
Do Diário do Grande ABC
20/06/2000 | 10:32
Compartilhar notícia


Brancos aterrorizados estao abandonando o Zimbábue antes das eleiçoes legislativas, que serao realizadas nos próximos dias 24 e 25 de junho, por temer uma nova escalada de violências políticas como a que causou até o momento pelo menos 30 mortos e centenas de feridos.

Segundo o Sunday Mail (jornal governamental), os fazendeiros brancos, dos quais 1.500 propriedades foram ocupadas desde fevereiro passado pelos veteranos da guerra pela independência, abandonam em massa o Zimbábue antes das legislativas.

O presidente zimbabuano Robert Mugabe fez recair sobre os brancos a responsabilidade dos problemas econômicos do país.

``Pelo menos 40 brancos abandonaram o país desde fevereiro, dos quais 29 o fizeram de forma definitiva', declarou ao Sunday Mail Ilasto Mugwadi, alto funcionário dos serviços de imigraçao. Mas alguns brancos que estavam no aeroporto de Harare indicaram que o número de fazendeiros que estao deixando o país é muito maior.

Por sua parte, um dirigente da companhia aérea nacional Air Zimbabwe afirmou que ainda nao se organizou nenhum vôo extra em funçao desse êxodo. ``Mas todos os vôos estao completos: isso nao é normal', declarou a fonte, que nao quis ser identificada.

A maioria dos brancos está indo para a Gra-Bretanha ou a Austrália, onde esperam permanecer, no geral, duas ou três semanas. A Gra-Bretanha declarou recentemente que esperava a chegada de 20 mil brancos zimbabuenos caso as violências aumentem.

Cerca de 70 mil brancos vivem no Zimbábue, que conta com mais ou menos 12,5 milhoes de habitantes. A agência de notícias oficial Ziana informou que vários brancos tentam obter documentos oficiais para poder viajar de carro para o estrangeiro.

Um porta-voz da polícia, Tendai Nenbire, indicou que 90 brancos se apresentam por dia para solicitar os documentos indispensáveis para sair de carro do Zimbábue. Mas nem todos os brancos estao fugindo. ``Nao deveríamos partir', declarou um empresário de Harare. ``Temos um herói na pessoa de Morgan (Tsvangirai, chefe da oposiçao) e vamos nos livrar de Mugabe', acrescentou.

Por outro lado, o presidente da Uniao Comercial de Fazendeiros, Tim Henwood, indagado sobre a fuga em massa de fazendeiros, declarou: ``Nao existe intençao entre os fazendeiros brancos em fazer isso. Eles permanecem em suas fazendas para ter certeza de que tudo está bem'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;