Nacional Titulo
Ministro pede intervençao em cartório do Pará
Do Diário do Grande ABC
11/04/1999 | 16:36
Compartilhar notícia


O ministro de Política Fundiária, Raul Jungmann, pediu à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Pará uma investigaçao no cartório no registro de imóveis de Altamira, na regiao oeste do estado. O cartório é suspeito de fornecer documentos de propriedades de terras a várias empresas acusadas pela Procuradoria Geral da República de grilagem de áreas da Uniao e reservas indígenas.

A empresa catarinense Teka Tecelagem é a principal acusada de fraude contra o Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra). Segundo denúncias, seus proprietários tentaram vender ao orgao 71 mil hectares por R$ 90 milhoes. As escrituras das terras foram emitidas pelo cartório de Altamira.

Antes de Jungmann pedir intervençao, o Ministério Público Federal, já havia feito isso há três meses. Na época, quem ocupava a corregedoria era o desembargador Humberto de Castro, mas este nao tomou nenhuma providência.

Hoje, a corregedora é a desembargadora Maria de Nazareth Brabo de Souza, que deverá analisar o pedido do ministro e do Ministério Público. O procurador Felício Pontes Junior terá esta segunda-feira (12) pela manha uma reuniao com Nazareth Brabo, para tentar mostrar a ela o envolvimento do cartório na fraude.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;