De olho no transito Titulo
A faixa da vida

Faixas pintadas em cor branca espaçadas no asfalto constituem o que se conhece universalmente como a faixa de pedestres

Cristina Baddini
22/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Faixas pintadas em cor branca espaçadas no asfalto constituem o que se conhece universalmente como a faixa de pedestres. É aí que se concentra um grande desafio aos pedestres com relação à sua integridade física e à sua própria vida. Um desafio de civilidade e respeito.

Segundo a boa regra internacional, basta o pedestre por o pé na faixa para o motorista de um veículo estar obrigado a parar e dar-lhe passagem, o que representa dizer que, pondo o pé sobre a faixa, o pedestre teria garantida a sua imunidade e segurança para atravessar a via.

A faixa de pedestre, quando amparada por um semáforo, conta com um aliado dotado de um mais forte instrumento educativo, qual seja, a punição. Passou no sinal fechado o motorista está sujeito à multa. Muitas vezes, o guarda ou agente de trânsito nem precisa estar presente, a infração é registrada por radar e o resultado é a multa. Por essa razão, em geral a faixa é respeitada. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o desrespeito à faixa de pedestres é considerado infração "gravíssima", punida com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. Porém, é a faixa sem semáforo que no Brasil costuma ser ampla e invariavelmente desrespeitada.

A CET-SP realizou uma pesquisa diante de uma faixa sem semáforo em que um pesquisador observou o comportamento dos motoristas. Outro agente, a poucos metros adiante, entrevistava os mesmos motoristas, perguntando-lhes se costumavam respeitar as faixas. Noventa por cento dos motoristas não pararam na faixa; mas, na entrevista, 76% disseram que costumam respeitá-la. Como explicar? Para muitos, aquela seria apenas a marcação do lugar em que preferencialmente os pedestres deveriam atravessar a rua, porém, desde que não haja carros passando. 

CAMPANHAS
É necessário que as campanhas de travessia dêem destaque à educação dos motoristas de forma que eles passem a respeitar os pedestres. São os carros que agridem e matam. São eles a parte forte do confronto e, a partir do momento em que os motoristas forem educados, a educação dos pedestres virá por gravidade.

Campanhas realmente para valer exigem a prévia revisão geral da localização das travessias. Nem sempre a faixa deve ficar exatamente na esquina; muitas vezes, ela seria mais eficaz se colocada em outro local, como mais para o meio do quarteirão. As campanhas de respeito à faixa de pedestres devem acenar com futuras punições. Campanhas efetivas seriam aquelas que fixassem um prazo a partir do qual a ação educativa daria lugar à aplicação de multas. 

BRASÍLIA
Multas e colisões. Foi o que ocorreu n-a única capital brasileira em que a população aprendeu a respeitar a faixa de pedestres. Não há educação que não acene com a punição ao infrator. Tantos casos de atropelamento se acumularam na cidade que, em 1996, o governo, com apoio do jornal Correio Brasiliense iniciou uma campanha contra os desmandos dos motoristas. As notícias de atropelamentos passaram a ser publicadas nas primeiras páginas. Na mesma edição, vinham os editoriais e comentários. Houve uma passeata articulada pela imprensa e governo à qual compareceram cerca de 25 mil pessoas.

O governo primeiro cobriu as vias expressas com radares, para coibir os excessos de velocidade. Em seguida, em janeiro de 1997, iniciou a campanha para estimular o respeito à faixa de pedestres. A campanha consistiu em anúncios nos meios de comunicação e na ação de guardas que orientavam os motoristas. Mas desde o início os motoristas foram avisados de que, a partir de abril, seriam aplicadas multas. O motorista brasiliense aprendeu que, ao avistar um pedestre com um único pé na faixa, no simples gesto de iniciar a travessia, deve parar.

Catorze anos se passaram e Brasília continua a dar a mesma atenção à faixa de pedestres. Em 2010, registraram-se apenas sete mortes por atropelamento em todo o Distrito Federal. Nos últimos 14 anos, 77. No ano passado, foram aplicadas 3.512 multas por desrespeito à faixa. Finalmente o pedestre passou a sentir segurança ao atravessar na faixa, ao mesmo tempo em que o motorista se sente responsável e orgulhoso ao respeitar e parar na faixa dos pedestres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;