Política Titulo
Mauá discute políticas de combate à fome
Por Do Diário OnLine
28/07/2003 | 08:36
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá vai realizar nesta terça-feira, no Teatro Municipal, o Fórum Municipal de Segurança Alimentar. O evento servirá para que a administração apresente e discuta as propostas que integrarão as políticas da recém-criada Coordenadoria de Segurança Alimentar — o departamento trabalha de acordo com as diretrizes do Programa Fome Zero, do governo federal.

Durante o Fórum, profissionais da Prefeitura abordarão quatro pontos principais. Um deles é a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, que deverá ser composto por integrantes da sociedade civil e de entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Mauá. Também serão definidos os critérios para a composição deste órgão.

Outra discussão é sobre o Mapa da Fome, que é fundamental para ampliar o atendimento a famílias carentes. “Com o cruzamento de dados, descobriremos por quais programas os moradores da cidade têm sido beneficiado”, explica o coordenador de Segurança Alimentar de Mauá, João Carlos Alves.

O terceiro ponto a ser levantado durante o evento é a realização da Ação Criança, atividade programada para ocorrer em setembro. Na primeira semana deste mês, técnicos das unidades de saúde vão realizar exames preventivos em crianças a fim de dar encaminhamentos para eventuais tratamentos médicos.

“A segurança alimentar também tem relação com a cultura e a saúde das pessoas”, explicou Alves. Na reunião de terça ainda será discutida a promoção de atividades para o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro.

Banco de alimentos- Entre as propostas que a Coordenadoria pretende colocar em prática está a criação do Banco de Alimentos, que vai ampliar o Programa de Suplementação Alimentar do Município. Técnicos da Prefeitura estudam a possibilidade de intensificar o trabalho de coleta de alimentos doados por feirantes e comerciantes da cidade para, posteriormente, distribuir para a população carente.

“Muitas vezes, um produto com a embalagem amassada deixa de ser vendido no mercado. Para nós, este alimento pode ser reembalado e, depois, entregue a quem necessita de ajuda”, diz Alves.

O Teatro Municipal fica na rua Gabriel Marques, s/nº, ao lado da Prefeitura de Mauá. O evento, aberto ao público, começa às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;