Internacional Titulo
Croácia e Bósnia se comprometem com paz e verdade sobre conflito nos Balcãs
Da AFP
03/03/2007 | 16:19
Compartilhar notícia


O presidente croata, Stipe Mesic, e os três membros da presidência tripartite da Bósnia-Herzegovina se comprometeram neste sábado a trabalhar em favor da manutenção da paz nos Balcãs e a encarar a "verdade" sobre os conflitos que afetaram a região nos anos 90.

"Queremos colocar nossa energia e esforço a serviço da manutenção da paz e do progresso, pelo bem de nosso país e de nossos cidadãos", disse Mesic ao lado dos membros da presidência bósnia, o sérvio-bósnio Nebojsa Radmanovic, o bósnio-croata Zeljko Komsic e o bósnio muçulmano Haris Silajdzic.

"Para não sofrer de novo as trágicas e traumáticas experiências do passado, devemos encarar com coragem a verdade, sobretudo o que aconteceu durante os conflitos na Croácia (1991-1995) e Bósnia (1992-1995)", acrescentaram em uma declaração conjunta após uma reunião em Zagreb.

A declaração foi divulgado cinco dias depois da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) segundo a qual a Sérvia não organizou um genocídio na Bósnia durante a guerra de 1992-95, mas não fez nada para impedir o massacre de Srebrenica, o único episódio deste conflito qualificado de genocídio.

Em julho de 1995, 8.000 muçulmanos foram assassinados em Srebrenica (leste da Bósnia-Herzegovina) por forças sérvio-bósnias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;