Memória Titulo
A São Caetano de 1911, singela e rural

Professor José de Souza Martins nos envia esta bela ilustração feita por um desenhista que assinava Judex

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Professor José de Souza Martins nos envia esta bela ilustração feita por um desenhista que assinava Judex. A imagem foi publicada no Jornal de São Caetano de 27 de julho de 1957. Ilustrou uma entrevista que Martins concedeu ao jornalista Oto Diringer a propósito do lançamento do livro São Caetano do Sul em Quatro Séculos de História, o primeiro do Martins.

A gravura se baseia em fotografia de 1911 da Rua da Estação (atual Conde Matarazzo), e da passagem de nível que ali havia.

O jornalista Oto Diringer fez história na imprensa de São Caetano e do Grande ABC. Trabalhou conosco no Diário, assinando artigos e editando a Geral, hoje caderno Setecidades.

A foto de 1911 no qual Judex se baseou tem ilustrado revistas, livros e exposições diversas em quase 100 anos de história. Mário Dal'Mas publica a foto em seu mais recente livro, São Caetano sentimental (Editora Cartex, 2007).

Fica a tarefa de descobrir o nome completo deste artista da São Caetano dos anos 1950, Judex. Quem poderia nos auxiliar?

TURMA DO RUDGE

Toninho, Toninho (Boreal), Toninho (Tião), Toninho Mian, Toninho Praiano, Tutu (Vanderlei), Vacilinha, Vanderval, Vasinho (Ditinho).

Relacionamos outros nomes do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, que participam dos encontros periódicos organizados pela dupla Maciel e Valdivino. Eles vivem no bairro pelo menos desde a década de 1960 e têm muitas histórias a contar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 11 de agosto de 1979

Manchete - Simonsen cai, Golbery é o substituto. O presidente João Figueiredo aceitou ontem o pedido de exoneração feito pelo ministro Mário Henrique Simonsen, da Secretaria de Planejamento da Presidência da República. O chefe do Gabinete Civil, general Golbery do Couto e Silva, assumiu o cargo interinamente.

Santo André - Parecer da CP é contra a cassação de Botelho. Parecer da Comissão Processante instituída pela Câmara Municipal para apurar acusação de falta de decoro contra o vereador Mendes Botelho é contrário à procedência das denúncias. Mesmo pressionados, os vereadores José de Araújo e Ademir Scarpelli posicionaram-se a favor de Botelho; em separado, o vereador Norio Arimura opinou pela cassação.

Editorial - Os deuses se revelam sem retoques. O jornal defendia a não cassação de Botelho e criticava o prefeito Lincoln Grillo, de Santo André.

EM 11 DE AGOSTO DE...

1989 - Prefeitura de São Caetano lança o número 1 da revista Raízes.

SANTOS DO DIA

Alexandre, Clara de Assis, Lélia e Suzana.

CRÔNICA DO GUIDOTexto: Guido Fidelis

Solução

Não há problemas insolúveis. Se não podem ser resolvidos é possível superá-los. Diante da dificuldade de resolução é preciso repensar o caminho escolhido, rever o mapa das preocupações, partir por um novo rumo, além de elevar o nível da consciência.

Tenham uma boa semana, pensamento positivo, fé e vontade de agir.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Dia de Pereira Barreto, fundado em 11 de agosto de 1928 por imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura. Município desde 1939. O nome homenageia o cientista Luiz Pereira Barreto.

Tatuí foi fundado oficialmente em 11 de agosto de 1826. Tornou-se município em 1844, quando se separou de Itapetininga. O nome significa "rio do tatu".

HOJE

Dia do Advogado, Dia do Estudante, Dia do Garçom, Dia do Hoteleiro, Dia do Pendura, Dia da Televisão.

Os Dias do Advogado e do Pendura têm a ver com a data histórica da criação de dois cursos jurídicos no Brasil, em São Paulo e Olinda, em 11 de agosto de 1827.

CURSOS E EVENTOS

Terceira Idade

Estão abertas as inscrições para as oficinas de pintura em tela, pintura em tecido, ioga, teatro e dança circular que serão ministradas para os frequentadores dos centros da Terceira Idade de São Caetano. As vagas são limitadas. Os interessados têm até o dia 14 para se inscrever, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h em uma das unidades do projeto. No ato da inscrição, os candidatos devem preencher uma ficha cadastral, levar comprovante de residência (cópia e original) e carteirinha de sócio. As aulas serão realizadas em parceria com a Secul (Secretaria Municipal da Cultura). Os locais dos cursos são: CEC João Nicolau Braido, Rua Humberto de Campos, 600, bairro São José (Tel: 4238-8063); Certi Moacyr Rodrigues, Rua Raphael Corrêa Sampaio, 600, bairro Santa Paula (Tel: 4229-9900); e CEC Francisco Coriolano de Souza, Rua Dionízio Mercado, 199, bairro Nova Gerty (Tel: 4231-2406).

Conselho Tutelar

Sexta-feira a Fama (Faculdade de Mauá) será palco do 2º Seminário Conselho Tutelar: Limites e Desafios da Ação Conselheira. O debate contará com exposições da juíza da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Pires, Izabel Cardoso da Cunha Enei; e da delegada da Mulher de Mauá, Helena Vieira, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;