Política Titulo 45 cargos
MPF recorre para preservar comissionados da UFABC

Justiça Federal havia suspendido efeitos de decreto da União que extinguiu funções da universidade

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O MPF (Ministério Público Federal) recorreu de decisão judicial que deu aval para que a União extinguisse cargos comissionados vagos da UFABC (Universidade Federal do ABC). No ano passado, o governo federal editou decreto eliminando diversas funções apadrinhadas na administração e que poderiam atingir até 45 vagas na universidade.

Em março deste ano, a 1ª Vara Federal de Santo André acatou parcialmente recurso do MPF e determinou que a extinção dos cargos atingisse apenas funções que eventualmente estivessem vagas, mas que fossem preservados os cargos ocupados, como prevê a Constituição Federal.

Mesmo que todas as vagas comissionadas da UFABC estejam ocupadas atualmente, o MPF recorreu da decisão para preservar a totalidade do quadro de pessoal apadrinhado da universidade. O recurso foi apresentado pela Procuradoria da República em São Bernardo. A Promotoria afirmou que os cortes gerariam economia “irrisória”, “de apenas 0,063% do valor total bruto da folha de pagamento da universidade”. O MPF destaca ainda que o decreto federal (número 9.725/2019) viola o princípio constitucional da impessoalidade. “É de conhecimento público o fato de que o Poder Executivo Federal travou uma verdadeira guerra contra as instituições públicas federais de ensino, revelando, através dos meios de comunicação, um sentimento de revanchismo, recheado de emoções negativas e paixões pessoais”, frisou o procurador. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;