Setecidades Titulo
Moradores terão de fazer exames pelo resto da vida
Por Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
24/08/2001 | 00:47
Compartilhar notícia


Sintomas provocados pelas substâncias tóxicas encontradas no subsolo do Residencial Barão de Mauá, no Parque São Vicente, poderão surgir nos moradores no decorrer dos próximos anos caso seja confirmada a contaminação, segundo especialistas em química e toxicologia.

No entanto, os exames iniciais que os moradores do conjunto residencial deverão fazer serão os de urina, segundo o toxicologista José Tarcísio Duschinelli, que faz parte da equipe criada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para acompanhar o caso. “É muito cedo para dizer que houve a contaminação dos moradores. O primeiro passo é o exame de urina e, constatada a presença do ácido transmucônico proveniente do benzeno e derivados, poderemos fazer outros exames. Um passo de cada vez”, disse.

Segundo a pesquisadora química da Fundacentro – instituto de pesquisa na área de segurança do trabalhador – Arline Arcuri, o benzeno e seus derivados provocam alterações no sistema formador das células sangüíneas do organismo. “Tudo depende da quantidade dos resíduos tóxicos encontrados, mas o que deve ficar claro é que essas pessoas podem vir a ter de passar por exames periódicos o resto da vida pois a leucemia, por exemplo, pode se manifestar anos mais tarde”, disse.

A mesma opinião é compartilhada pelo médico do trabalho e coordenador da Comissão Estadual do Benzeno, Danilo Costa. “É claro que uma biópsia para retirada de mostras da medula óssea, por exemplo, é premeditada. No entanto, é necessário ter todo um histórico médico dessas pessoas para que qualquer alteração hematológica no decorrer dos anos possa ser avaliada e, caso constatada, fazer o tratamento adequado”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;