Memória Titulo
Adoniran em Sto.André. Com a bandeira do Carlos Gomes

Ontem mostramos três fotos do Adoniran Barbosa em sua visita à Utinga, em 1979, três anos antes do seu falecimento, que ocorreu em 1982

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia




Ontem mostramos três fotos do Adoniran Barbosa em sua visita à Utinga, em 1979, três anos antes do seu falecimento, que ocorreu em 1982. Hoje republicamos a única foto que conhecemos do Adoniran, ainda João Rubinato ou João Taioba, quando de seus tempos em Santo André.

Como escrevemos em 2001, quando publicamos a foto, estávamos na década de 1920, quase 1930. Adoniran, de terno e chapéu-coco, posa ao lado do Juvenil Carlos Gomes. Ele é o que aparece segurando a bandeira do time.

Vamos à escalação, feita pelo dono da foto, Mario Granziera: (?), Giovanino Palazzi, Orlando Stanziani (Stain), Mário Granziera, Caetano Bello, Orlando Dall'Olio e Adoniran Barbosa; ao centro: Egidio Giovanetti, Pelegrino Beliomini e Claudionor Dall'Olio: sentados: Martinho, Alcebíades Luiz Massaini (Bidão) e Carmine Daniel.

Essa foto deveria virar pôster e ser divulgada pelos pontos que Adoniran Barbosa frequentou em Santo André. Lembrando: quem nos trouxe a foto, em 2001, foi o pesquisador andreense Antonio Carlos Rizzo.

***
Iaiá e idio vêm à janela
Para exaltar Adoniran na passarela
Com a corda mi do cavaquinho
Ele fez pra Iracema uma aliança
A Saudosa Maloca e o Charutinho
Trem das Onze, Vila Esperança
Valinhos se orgulha do seu filho
De obras-primas ele vez um vendaval
Dignificando o poema
E nosso tema para esse Carnaval
Quem nunca viu vai ver agora
As mariposas,
A Pufança e a Aurora.
* Versos do samba-enredo da Estação Primeira de Santo André para o Carnaval de 1979, composição de Rubens da Silva, o Rubão, escolhida em concurso da escola que teve mais quatro concorrentes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 1979

Manchete - CNP (Conselho Nacional do Petróleo) tem novas medidas para a racionalização.

Santo André - Parque Central pode ser mesmo em Vila Assunção.

São Bernardo - Chefe de gabinete (Elias Medeiros) e vereador (Luiz Massa) envolvem-se em agressão.

O Rei - Chiquinho Palmério conta: "Um cliente muito especial acaba de deixar a Sandrecar com um Landau preto, automático. O cidadão é o senhor Roberto Carlos Braga. Atualmente sua voz pode ser ouvida em todas as rádios com seu mais recente sucesso: Lady Laura."

ALMANAQUE
Cid Flaquer Scartezini
Nascimento: São Paulo, 23 de fevereiro de 1929.
Vereador: 1957 a 1963.
Partido: PSP.
Juiz federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral. Foi presidente da Câmara Municipal (1961) e atuou na Prefeitura de Santo André.


Os irmãos Lega

José Pedro de Assis, de Santo André, faz uma correção: na foto que a coluna publicou em 18 de fevereiro, sobre o Carnaval em Marte do Primeiro de Maio, o Lega que aparece é Luiz Domingues Moreira. Constou o nome do seu irmão, Manoel. Os dois irmãos Lega são tios do José Pedro. Um pedido ao querido Assis: separe fotos dos dois irmãos e vamos contar a história dos dois Legas. Ok?

NAS ONDAS DO RÁDIO
ABC AM (1570) - Carnaval de todos os tempos. Aquelas marchinhas que o povo canta até hoje, entre as quais: Taí, composição de Joubert de Carvalho interpretada por Carmen Miranda: e O Teu Cabelo Não Nega, de Lamartine Babo e Irmãos Valença, com Castro Barbosa. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Hoje, das 8h às 9h.

HOJE
Dia Nacional do Rotary.

SANTOS DO DIA
Policarpo, Romana e Sereno.
Policarpo foi discípulo de João Evangelista e bispo de Esmirna, na atual Turquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;